Escritura ordena que os pais ensinem seus filhos a Palavra de Deus ( Dt. 6: 6-9 ; . Efésios 6: 4 ).No entanto, os potenciais obstáculos para ensinar a Bíblia para as crianças, especialmente crianças pequenas, são quase infinitas. Como você prender sua atenção? Como você se comunica os grandes mistérios da fé de uma forma que eles possam compreender? Como você pode fazer disso um hábito, quando o seu tempo é puxado em tantas direções?

Vou abordar estas questões indiretamente, abordando diretamente o outro: o que exatamente você quer ensinar a seus filhos pequenos, a fim de instruí-los na fé?

Aqui está a minha sugestão: puxe uma página do currículo do seminário e ensiná-los a exegese, bíblica teologia , e teologia sistemática.

“Ei, ei, ei. Você deveria estar fazendo isso mais fácil, não mais! “Eu sei. Pendurar lá.

Vejamos estes um por um. Por exegese eu simplesmente quero dizer ler e interpretar a Bíblia corretamente. Mais sobre isso mais tarde. 

A teologia bíblica traça a forma desenrolar dos propósitos de Deus para o seu povo, de Gênesis a Apocalipse. Ela nos mostra o ato-a-ato desenrolar do drama da redenção Deus está trabalhando em Cristo.

E a teologia sistemática é simplesmente, uma apresentação ordenada coerente de ensino da Escritura sobre Deus e suas obras. Teologia Sistemática reúne tudo o que a Palavra de Deus ensina sobre si mesmo, a criação, o pecado, a salvação , e assim por diante-e estabelece a verdade de forma clara e concisa.

Veja como a nossa família faz isso. Quando nossa filha mais velha tinha acabado de fazer um, nós começamos a ler-lhe uma secção de The Big Picture história da Bíblia todas as noites. Quando ela tinha cerca de dois, começamos a ensiná-la a decorar um catecismo básico . Por volta das quatro, começamos lentamente a leitura através de livros da Bíblia , começando com os Evangelhos. Sua irmã mais nova, mais jovem por dois anos e meio, era apenas para o passeio no início, mas agora está fazendo suas próprias perguntas de catecismo e ouvir durante o tempo da Bíblia.

 Você vê o padrão? A História da Bíblia Big Picture -e alguns outros como ele, conta toda a história da Escritura como um single, narrativa arrebatadora. Bíblias Muitas crianças se concentrar cada história em uma lição moral simples. Estes podem ter seu lugar, mas a história da Bíblia Big Picturenão muito mais, ajudando as crianças compreender os principais eventos do Gênesis ao Apocalipse: a criação, a queda, a promessa de Deus a Abraão, o Êxodo, a posse da terra de Israel, a promessa de Deus a Davi , o pecado de Israel e do exílio, a vida ea obra salvífica de Jesus, o nascimento eo crescimento da igreja, ea consumação de todas as coisas.

Em outras palavras, uma história da Bíblia como este ensina teologia bíblica. Ele apresenta não só os personagens e as histórias principais nas Escrituras, mas o propósito salvífico de Deus que vai do começo ao fim.

Um catecismo, é claro, é a teologia sistemática para as crianças. Ele extrai as implicações da história. Ele ensina quem é Deus, como ele é, porque ele faz o que faz.

E não há nenhum substituto para simplesmente ler as Escrituras juntos e conversando sobre o que significa, em idade pré-nível exegese. Enquanto você lê, pergunte a seus filhos perguntas básicas para ajudá-los a envolver o texto. Quem são os personagens principais? O que está acontecendo, e por quê? O que Deus quer nos fazer acreditar e fazer com base nisso?

Agora, eu sou um grau-A lerdo teologia, mas eu realmente não coloquem para fundar um seminário pré-escolar em nossa casa. O paralelo só me surpreendeu depois que venho fazendo isso por alguns anos, e ele me surpreendeu, porque da forma como estes três hábitos básicos todas reforçam-se mutuamente e ajudar nossos filhos envolver a Palavra de Deus. Então, nós li recentemente de Jesus promessa de dar o Espírito em nossa história da Bíblia, e nossa filha mais velha, exclamou: “Pai, que é onde estamos!” – O que significa que tinha acabado de ler de Jesus mesmo promessa de dar o Espírito em João 16 na manhã Bíblia. E quando um personagem do Antigo Testamento é mencionado em um dos Evangelhos, ela vai muitas vezes dizer: “Ei, eu o conheço! Ele está na minha Bíblia! ”   

Tudo dito, isso leva talvez 15 minutos por dia. O ideal é que fazemos tudo isso todos os dias, mas realisticamente que fazer mais do que a maioria dos dias, talvez cinco dias por semana. Lemos cerca de dez versos ou metade de um capítulo da Escritura no café da manhã, juntamente com questões de catecismo. E lemos uma história a partir da história da Bíblia antes de dormir. É isso aí. Mas já podemos ver esses hábitos que moldam radicalmente dos nossos filhos mentes, corações e vidas.

Nós tivemos que mudar nossa rotina muitas vezes quando ele simplesmente não estava funcionando. Nós encontramos o pequeno-almoço um bom tempo para o ensino mais ativo desde as crianças têm energia e, ao mesmo tempo que estão comendo, estão tão perto como os miúdos começam a ser um público cativo.

As crianças adoram estrutura, e eles prosperam na rotina. Uma das melhores coisas sobre esta abordagem “curriculum seminário” é que você não tem que pensar muito sobre isso: basta ler os próximos versículos, ensinar as próximas questões, leia a próxima história.

Além disso, a própria estrutura faz um monte de explicar para você. Seus filhos não vão encontrar a Trindade como um quebra-cabeça abstrato a ser resolvido, mas como o Pai, o Filho eo Espírito, que trabalham em conjunto para nos salvar. E enquanto eles vão fazer perguntas que não pode responder, o catecismo lhes dá muito que você pode.

Se isso parece esmagadora, comece com apenas uma peça do quebra-cabeça, como a leitura de uma história da Bíblia antes de dormir. Se você pode cimentar que um hábito, considerar a construção do mesmo. Quando se trata de ensinar as crianças todo o conselho de Deus, um pouco a cada dia vai mais longe do que você pode imaginar.

Fonte: http://goo.gl/rISWYW

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required