Eu acredito que a pregação mais adequado para frutos duradouros é expositiva na natureza. Ele está pregando que está firmemente enraizada na Palavra de Deus. A pregação expositiva significa que o texto das Escrituras é o ponto de partida da mensagem. O texto fornece a base para o tema ea forma do sermão. Isso também significa que o sentido do texto é o objetivo do sermão como qualquer aplicação tem de ser relacionado com o que Deus pretendia transmitir em Sua Palavra. Em termos simples, o ponto da passagem é o ponto do sermão. Deus quer que as pessoas a ouvi-lO, não nós.

Pregação cristã é pregação expositiva; ou seja, ele se esforça para explicar o texto bíblico em seu contexto histórico e literário e aplica a mensagem para as necessidades e problemas da platéia. Simplificando, o objetivo da pregação é para explicar a intenção do autor bíblico para a edificação da congregação. [1]

No entanto, não acho que pregação expositiva é uma mera metodologia ou uma fórmula para seguir. Não é uma palestra exegético ou um sinuoso através de uma passagem apenas requentar os argumentos dos comentários. É uma filosofia de pregação que vê o objetivo do sermão como transmitir a verdade que o Espírito destinado ao dar a Palavra. O resultado é o Espírito usa nossos sermões de maneiras que nunca poderia antecipar.

Aqui estão quatro dos benefícios da pregação expositiva :

1) A pregação expositiva demonstra manuseio correto da palavra de Deus para a congregação:

Os cristãos muitas vezes escolher o que partes da Bíblia são relevantes para eles lerem.Consequentemente, eles encontram-se lançando para trás e para a frente através de epístolas do NT – às vezes quase que exclusivamente. Além disso, os cristãos podem ler as suas Bíblias com pouca ou nenhuma consideração para o significado das palavras ou a importância do contexto – um empreendimento que resulta em uma má interpretação da Bíblia. Tal método reflete que (1) o indivíduo – e não Deus – determina o que é relevante para refletir, e (2) que a manipulação cuidadosa da Escritura não é importante. A pregação expositiva, no entanto, fornece a congregação, com um modelo de como lidar com palavra de Deus. A congregação vê no pastor não só a forma de abordar a Escritura com uma atitude que honre a Deus, mas também aprendem a aplicar um método de som para a interpretação. A pregação expositiva demonstra à congregação muita atenção para o significado de passagens, a necessidade de leitura de livros na forma como eles foram originalmente lido pela igreja primitiva, ea obrigação para os cristãos a dar uma atenção especial para o contexto imediato da passagem, bem como para o contexto de todo o livro, prestando atenção às palavras repetidas, conceitos e temas teológicos.

2)      A pregação expositiva tem benefício prático e espiritual:

O pastor não é deixado de pensar se a próxima série pregação e, em seguida, começar do zero com um novo tópico. Programa de ensino de pregação expositiva é determinado pelo seguinte texto no livro que está sendo ensinado. O pastor sabe o que ele está pregando com antecedência e pode se preparar adequadamente. Além disso, a pregação expositiva aprofunda a compreensão do pastor da Bíblia e seu amor por Deus como o pastor move versículo por versículo através do texto, regando as sementes de estudo fiel com a meditação pensativo. Consequentemente, o entendimento da congregação de verdade bíblica se aprofunda à medida que ouvir sermões ministrados por pastores que discernir corretamente o significado de textos e cujos corações foram incendiados pela verdade bíblica.

   

3)      A pregação expositiva guarda o pastor da negligência das Escrituras:

Sistematicamente pregar através dos livros da Bíblia garante que a sua agenda é a próxima passagem.Passagens difíceis das Escrituras são muitas vezes ignorados. Em contraste, a pregação expositiva força o pastor para ensinar o que ele faria caso contrário negligência (por exemplo, Gênesis 33 , 38 ). Ensinar passagens difíceis expõe a congregação a todo o conselho da Palavra de Deus e ao mesmo tempo ajudando-os a ver a rentabilidade espiritual de toda a Escritura – incluindo as passagens difíceis ( 2 Timóteo 3: 16-17 ).

John Stott oferece conselhos claros aqui: “. Uma forma de escapar extremos de negligência e overemphasis é trabalhar de forma constante através dos livros da Bíblia ou pelo menos capítulos inteiros, expondo tudo, se esquivando nada” [2]

4)      A pregação expositiva equilibra a mensagem do overemphasis teológica:

Proporcionar atenção indevida aos tópicos encontra-se importante, culturalmente relevante, ou interessante será sempre uma tentação. A pregação expositiva guarda o pastor de uma ênfase mais sobre hobbyhorses pessoais ou modismos passageiros culturais.

Muito se fala hoje sobre contextualização. O sermão deve falar clara e abertamente ao público-alvo, mas os pregadores não devem procurar resolver todas as necessidades ou modismo percebida, a fim de tornar o texto relevante. Isso ocorre porque o sentido literal das Escrituras já é relevante para todas as idades e cultura. Relevância vem quando o sermão expõe o significado do Espírito inspirou, em seguida, mostrando a sua aplicação para a vida.

Esse equilíbrio vai cultivar sermões intemporais. Um sermão atemporal é aquele que está enraizado no texto com um foco sobre as verdades permanentes da passagem. É por isso que alguns dos pregadores mais eficazes podem falar claramente e com autoridade através das fronteiras internacionais e na maioria das situações culturais sem mudar o coração das suas mensagens. Eu ouvi John MacArthur dizer várias vezes: “Você pode ter um ministério que vai continuar até que Jesus venha, desde que seus sermões não estão vinculados pela cultura”.

Agora o quê?

  1. Se você é novo para a pregação expositiva, ouvir e ler sermões por pastores que fazem isso bem (por exemplo, John MacArthur, Kent Hughes, David Jackman, Conrad Mbewe). Fazer isso ajuda você a entender o que a verdadeira exposição parece na prática.
     
  2. Leia livros úteis sobre pregação expositiva. Ao fazer isso, você vai entender melhor como discernir o significado dos textos em seus contextos históricos e culturais ao mesmo tempo, aprender a se comunicar de forma eficaz o significado da Bíblia.
  3. Comece o seu ministério expositiva pregando através de um curto, epístola do Novo Testamento (por exemplo, Filipenses, Colossenses, 1Pedro). Epístolas curtos são tipicamente mais fáceis de entender e aplicar ao contrário de porções narrativas. Como sua habilidade em ensinar a Palavra de Deus aumenta, mover-se para os livros que são mais longas e de um gênero literário diferente (por exemplo, Narrativa, Salmos).
  4. Como você prega expositivamente, dar atenção não só para o significado da passagem imediata você está pregando, mas também para o contexto geral do livro. Isso ajuda você a entender as partes individuais do livro mais completa e precisa.
  5. Lidar com passagens difíceis com humildade e sensibilidade. Apesar de toda a palavra de Deus é proveitosa para sua congregação, você quer explicar isso de uma maneira que é útil e convincente, nãodesnecessariamente chocante ou ofensivo. 

Fonte: http://goo.gl/luzIVz

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required