Antes de conquistar Jericó, você deve procurar a Deus por Sua estratégia de guerra.

Joshua nunca teve que enfrentar o tipo de ameaças terríveis que desafiam os crentes de hoje. Quando ele levou Israel para a Terra Prometida, ele não precisa se preocupar com os gostos de Saddam Hussein, armas químicas ou homens-bomba. Na frente da casa, ele não tem que preocupar-se com demissões, aumento dos preços do gás, um mercado de ações instável ou a perda de sua carteira de aposentadoria.

Mas Josué teve que enfrentar o seu próprio conjunto de gigantes. Do outro lado do rio Jordão eram ameaças reais que tiveram muitos de seus companheiros israelitas tremendo nas bases.

Como é que ele se aproximar estes gigantes e, finalmente derrotá-los? Pressionando no Senhor para ganhar uma estratégia nova para cada nova batalha.

Nos tempos difíceis em que vivemos, muitas pessoas estão com muito medo. Há gigantes na terra. Como cristãos, precisamos seguir o exemplo de Josué. Ao buscar a Deus todos os dias por palavras frescas de estratégia divina para nós, nossas famílias e nossa nação, nós podemos derrotar os gigantes.

Não acredito que o Denunciar 

Antes que os israelitas atravessaram o Jordão para a Terra Prometida, Moisés enviou uma equipe de 12 homens para espionar o território. Quando os espiões voltaram, 10 deles deram um relatório cheio de medo.

Eles tinham visto gigantes na terra. Junto a estes gigantes, que parecia ser meros gafanhotos. Israel nunca poderia ir contra eles e ganhar.

Mas dois espiões-Josué e Calebe, chegou a uma conclusão diferente. Sim, os gigantes eram grandes e fortes, eles disseram; mas eles poderiam tomar a terra, porque o Deus de Israel era mais poderoso do que qualquer gigante.

Infelizmente, o povo de Israel escolheu a acreditar que o relatório do medo. Não importa que eles tinham testemunhado sinais e maravilhas poderosas de Deus durante o curso de sua fuga do Egito.

A sua “mentalidade de gafanhoto” resultou em sua recusa em lutar contra os gigantes e tomar a terra que Deus quis dar-lhes. Em vez disso, vagou sem rumo no deserto por 40 anos. Josué acabou levando uma geração inteiramente nova para a terra prometida.

Quando olhamos para os perigos que enfrentamos no mundo de hoje, eles parecem ser gigantes, enquanto nós parecemos como gafanhotos? Ou será que, como Josué, tenho fé que nosso Deus onipotente é maior do que qualquer inimigo que podemos encontrar?

Segredo de Josué

Joshua passou 40 anos no deserto, com o resto da nação de Israel. Seu tempo não foi desperdiçado, no entanto. Passava os dias no “lugar secreto” da presença de Deus, para conhecer o Senhor de uma maneira íntima.

Sempre que Moisés entrava na tenda da congregação para se encontrar com o Senhor, Josué permanecer nas proximidades (Ex. 33:11). Joshua adorava estar perto da presença e da glória de Deus.

Deus usou este período do deserto na vida de Josué para prepará-lo para as batalhas monumentais que estavam à frente. No momento em que ele foi escolhido para ser o novo líder de Israel, ele era conhecido como “um homem em quem há o Espírito” (Nm. 27:18).

Para derrubar os gigantes, Josué teria que recorrer à relação íntima com Deus que ele desenvolveu no deserto. Ele precisaria buscar novas revelações em uma base diária.

Caminhos de Deus não são os nossos caminhos 

Em seu caminho para a Terra Prometida, os israelitas enfrentaram muitos desafios. No entanto, a cada novo desafio, Deus deu a Josué uma estratégia única para o sucesso.

Muitas das estratégias não faz sentido do ponto de vista militar. Mas, como Josué eo povo seguiu os caminhos de Deus e não a sua própria, eles experimentaram vitória.

O primeiro desafio veio antes que Israel tivesse passado o Jordão. Sob a orientação divina de Deus, Josué enviou dois homens para espiar a Jericó, a primeira cidade que Israel teria que conquistar.

Uma vez dentro das muralhas da cidade, os dois espiões foram dirigidos pelo Senhor para um esconderijo muito improvável: a casa de Raabe, a prostituta. Foi provavelmente o último local onde os homens esperavam que Deus lhes enviar. Mas o Senhor sabia que Raabe era a única pessoa em Jericó que iria levá-los em.

Porque os espiões seguiu a estratégia incomum de Deus, eles foram mantidos em segurança. No processo, Raabe veio a fé em Deus e foi salvo da destruição de Jericó.

Quando os espiões voltaram a Josué, eles estavam alinhadas com a vitória. Eles imediatamente apresentado este relatório cheia de fé: “Verdadeiramente o Senhor entregou toda a terra em nossas mãos, porque na verdade todos os habitantes do país são fracos de coração por causa de nós” (Js 2:24.).

Com esse primeiro desafio com sucesso por trás dele, Josué mudou-se para a próxima: como obter toda a população de Israel através do Jordão. O momento não poderia ter sido pior. Era época das cheias, o rio estava transbordando suas margens.

Josué poderia ter dito: “Senhor, não podemos simplesmente esperar um pouco mais, até que as águas baixam?” Ao contrário, ele ouviu por estratégia divina de Deus.

As instruções do Senhor fosse específico. Em primeiro lugar, os sacerdotes que levavam a arca da aliança seria um passo para dentro do rio. Como seus pés tocaram a água, a corrente seria retido sobrenatural, eo resto de Israel iria atravessar em terra seca.

Os sacerdotes permanecem no leito do rio até Joshua nomeado um homem de cada tribo para pegar uma pedra do lugar onde os sacerdotes estavam em pé. Em seguida, as pedras seriam usados ​​para construir um altar para Deus, para que, como Josué declarou: “todos os povos da terra conheçam que a mão do Senhor, que é forte” (Josh. 4:24).

Passagem sobrenatural de Israel da Jordânia fez uma forte impressão em seus inimigos. De acordo com Josué 5: 1, “o coração derretido, e não havia espírito neles por mais tempo por causa dos filhos de Israel.”

Quando somos fracos, Ele é forte  

Os israelitas devem ter ficado entusiasmado com seu sucesso e ansiosos para ouvir próxima estratégia milagre de Deus. Mas a instrução divina que se seguiu provavelmente não era bem-vinda.

Aquela geração tinha nascido no deserto, e os homens nunca havia sido circuncidado.Agora, Deus disse que cada homem teria de ser identificado como filho de Abraão, qualificou-se para a bênção da aliança, através do ato de circuncisão.

Lá estavam eles, prestes a ir para a batalha para tomar a cidade de Jericó, e que o Senhor estava ordenando-lhes para fazer algo doloroso, algo que os tornaria vulneráveis ​​e fracos! Como eles poderiam derrotar Jericho se mal conseguia andar?

Mas a estratégia de Deus foi perfeita. Ele iria mostrar-se forte na sua fraqueza.

A circuncisão era apenas o primeiro passo. Através de uma visitação especial do céu, Josué foi dado instruções mais divinos que devem perturbam as mentes militares de Israel.

Você pode imaginar essa cena? Josué, destemido líder de Israel, os passos até a plataforma. A alegria sobe.

Ele limpa a garganta. “A boa notícia é que o comandante do exército do Senhor acaba de aparecer para mim”, diz ele.

O povo gritar e gritar, acenando com seus escudos e espetando o ar com as suas espadas.

Então, ele continua: “A má notícia é que Ele me deu o plano de batalha.” Chutar a areia com a ponta do pé, ele murmura: “Uh, sacerdotes marchar, trompetes explodir, todo mundo grita, paredes caem.”

Os soldados confusos coçam a cabeça. Nenhum comandante na Terra teria plano para uma batalha como essa!

Verdadeiro. As estratégias que Deus deu a Josué para superar obstáculos e derrotar gigantes eram, para dizer o mínimo, incomum e criativo.

No entanto, o Senhor sabia o tempo ea estratégia necessária para cada vitória. Quando Josué e ao povo confiado a sabedoria do Senhor acima de sua própria e obedeceu Sua direção, Deus mudou-se com poder sobrenatural para trazê-los para a vitória.

Matando nossos próprios Giants

Como Josué, você e eu somos desafiados por muitos gigantes. Novos e potentes perigos estão à nossa volta, tanto no mundo e em nossas vidas pessoais.

Mas não temos a encolher de medo. Assim como Deus guiou Israel sobrenaturalmente, Ele também nos guiará se aprendermos a ser como Josué e buscá-Lo em uma base diária.

Nós podemos ter uma nova revelação e saber estratégia divina de Deus para cada nova batalha – não importa quão grande ou poderoso o inimigo poderia ser. Como fazemos isso? Aqui estão oito chaves:

1. Volte para o seu primeiro amor. Passe algum tempo a sós com Deus íntimo, não frequentar a igreja, não servindo no ministério, não ler a corrente cristã best-seller.Seja juntos, só vocês dois.

Corte fluff de sua programação. Cortará todas as áreas de sua vida que não correspondem com as atribuições dadas por Deus. Passar longas horas de espera em Sua presença.

Fonte: http://goo.gl/KsIjdl

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required