quinta-feira - 24 janeiro 2019

Acontece em Goiânia a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Acontece em Goiânia a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será feita logo mais, às 9 horas, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O evento acontece simultaneamente em todo o País, de 15 a 21 de outubro. O campus da PUC, na Praça Universitária, em Goiânia, vai abrigar atividades com a temática Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza. As atividades contam com mais de 30 parceiros, além dos órgãos estaduais Semarh, Seagro, Emater, Fapeg, UEG, entre outros.

Com o tema Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza, começa em Goiás, na próxima segunda-feira (15/10) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A programação é promovida no Estado em parceria entre o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, além de instituições de ensino superior e de pesquisa, prefeituras e entidades de classe. O evento oficial de abertura será realizado na terça-feira (16/10), às 9 horas, no auditório da Área 4 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Prédio da Reitoria, na Praça Universitária.

 A abertura oficial da edição 2012 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Goiás será feita pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, e pelos representantes das instituições parceiras. A palestra “Economia Verde ou Desenvolvimento Sustentável? Qual a diferença”, proferida pelo professor doutor Ademar Ribeiro Romeiro, será o tema da abertura. O palestrante é pesquisador na área de Economias Agrárias e dos Recursos Naturais (veja perfil completo abaixo).

As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia serão promovidas em diversas partes do Estado (veja a programação completa no arquivo anexo). Durante a programação, o Governo de Goiás, por meio da Sectec, vai apresentar as Cápsulas Sensoriais. O projeto é composto por quatro túneis infláveis, que simularão os problemas e fenômenos com impacto sobre o equilíbrio do meio ambiente, como poluição, queimadas, furacões, desmatamentos e enchentes. Além de informar os visitantes sobre as causas e efeitos desses fenômenos e desastres, o objetivo das Cápsulas Sensoriais é promover a conscientização de preservação e conservação da natureza.

“O mundo está diante do imenso desafio de promover o desenvolvimento econômico e acelerar a distribuição e divisão de riquezas e, ao mesmo tempo, atenuar o impacto da ação humana sobre os recursos naturais”, afirma o secretário de Ciência e Tecnologia. “Daí a grandeza do debate promovido na edição deste ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que se consolida como um fórum de reflexão em grande sintonia com as questões 1que afligem nosso planeta”, afirma Mauro Faiad. 

Currículo do palestrante

Ademar Ribeiro Romeiro Economista, é membro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica e do Núcleo de Economia Agrícola e Meio Ambiente da Unicamp e professor-associado do Instituto de Economia da instituição. É graduado em Ciências Econômicas (1975), mestre em Ciência Econômica (1977) – ambos pela Unicamp – e doutor em Economia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS – Universidade de Paris, 1986). É ainda pós-doutorado na Universidade de Stanford (Califórnia, EUA, 1994) e na Escola de Engenharia de Águas e Florestas (França, 2007–2008) . Tem experiência em pesquisa concentrada na área de Economias Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, progresso técnico, agricultura e meio ambiente, reforma agrária , agricultura sustentável e economia ecológica.

Fonte: Sectec/Go

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *