Mostra abre nesta sexta-feira (20) para a quarta semana de programação. Chef Juliana Meulman ensina como preparar o prato tradicional com frutas.

Planejamento cuidadoso dos materiais (farinha, ovos, maçãs); assentar a base (preparação para massa de fundo); montagem das estruturas (massa, recheio e assadeira redonda); acabamento (com açúcar). Para dar o parecer técnico da obra conhecida como “a verdadeira torta holandesa”, os visitantes da Expoflora, em Holambra (SP), podem conferir e emitir o laudo de aprovação. O desafio culinário é encarado como um projeto para a arquiteta Juliana Meulman, que deixou o mundo das obras para ser chef com especialização em pratos holandeses.

A mostra que se autointitula “a maior exposição de flores da América Latina”, abre nesta sexta-feira (20) para a quarta semana de programação. Além das flores e paisagens, os turistas podem adoçar o paladar e experimentar a pratos reproduzidos dos cardápios da antiga colônia holandesa.

Para não polemizar sobre a receita de qual seria a “verdadeira torta holandesa”, que é conhecida no Brasil na composição com chocolate, mousse e biscoito, a chef prefere diferenciar pelo gosto predileto do cliente e denomina a sobremesa de maçã como “torta tradicional”. “A clássica holandesa é composta por frutas, neste caso, maçã, suco de limão e uva passa. Além das especiarias, que não podem faltar”, explica. (Veja receita abaixo)

Os laços familiares com a cozinha motivou Juliana a trocar de profissão. Ela viajou para o país de origem dos pais e fez dois anos de especialização em confeitaria. “Não me arrependo de trocar de profissão. Quando desenvolvo um prato penso nas características das minhas origens e nas flores que envolvem toda a minha criação”, disse. No retorno, ela uniu forças com a mãe e desenvolveu entre os destaques os quitutes de rosa e a de “Blueberry”, que foram lançadas durante as edições da Expoflora.

Na confeitaria, segundo Maria, mãe da chef, a tradição da preparação dos doces é predominantemente manual e feito por mãos femininas. “Por dia de mostra chegamos a preparar 52 tortas grandes e 83 médicas, sendo 50% tradicional e as outras são variadas com sabores de nozes, damasco e amêndoas”, afirma. Mãe e filha trabalham na cozinha e outras duas irmãs cuidam da administração do negócio. “O segredo aqui está no cuidado e na dedicação, é dessa forma que apresentamos nossos pratos para os clientes”, disse Maria.

Receita (desenvolvida pela Confeitaria Zoet en Zout)

Massa e recheio: 100g de açúcar; 200g de manteiga; 300g de farinha; fermento; 1 ovo; 8 maçãs; 50g de uva passa; canela; e suco de limão.

Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes até formar uma massa. Com um rolo abra a massa e distribua em uma assadeira redonda. Reserve um pouco para cobrir as maçãs. Para o recheio é preciso descascar as maçãs e picar em cubo. Temperar com canela e limão. Distribuir a massa e cobrir com tiras da massa reservada. Depois pincelar com gema. Asse a 150°C aproximadamente por 50 minutos. Depois use açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Serviço

O quê: 32ª Expoflora
Quando: até 29 de setembro, de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h
Onde: Pavilhão da Expoflora, em Holambra, na SP-340, (Rodovia Campinas-Mogi Mirim), na saída 140
Ingressos: R$ 32 na bilheteria
Estacionamento: R$ 25
Informações para o público: (19) 3802-1421

Fonte: g1.com

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required