Grupo terrorista Boko Haram está lutando para criar um Estado islâmico próprio

Cidades tomadas por extremistas islâmicos. Cristãos em fuga. Assassinatos e sequestros. Você pode achar que isso é uma descrição da situação atual no Iraque e na Síria, mas uma batalha terrivelmente semelhante está ocorrendo a quase 5 mil quilômetros de distância, no norte da Nigéria.

Lá, o grupo terrorista Boko Haram está lutando para criar um Estado islâmico próprio; e, segundo os últimos acontecimentos na região, começa a parecer uma luta que eles podem vencer.

Duas mil mortes neste ano 

O Boko Haram foi notícia em abril deste ano, após sequestrar mais de 200 meninas do principal enclave cristão de Chibok. Entretanto, sua operação militar começou vários anos antes disso, quando houve uma enxurrada de ataques a delegacias de polícia e a outros prédios do governo, em Maiduguri, em 2009, ocasião em que milhares fugiram da cidade.

Em cinco anos, após o início do conflito, estima-se que três milhões de pessoas foram afetadas pelos ataques do Boko Haram, que incluíram bombardeios, sequestros e assassinatos. Em maio do ano passado, foi declarado estado de emergência em três dos estados do norte, Yobe, Borno e Adamawa, e isso se estendeu por três vezes desde então. A Human Rights Watch diz que mais de dois mil civis foram mortos pelo grupo somente neste ano.

Os cristãos são minoria no norte da Nigéria e têm, regularmente, sido alvo dos militantes. “Dezenas de nossas igrejas foram completamente arrasadas e muitos pastores foram mortos, enquanto outros fugiram juntamente com seus membros”, disse o Rev. Samuel Dali, presidente da Igreja dos Irmãos na Nigéria.

Fonte: http://goo.gl/XOX3lC

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required