sexta-feira - 25 Maio 2018

“Deus abençoe Jerusalém”, diz premiê de Israel em inauguração da embaixada dos EUA

“Deus abençoe Jerusalém”, diz premiê de Israel em inauguração da embaixada dos EUA

Mais de 22 anos depois que o Congresso dos EUA aprovou a Lei das Embaixadas de Jerusalém que determinava que a embaixada dos EUA fosse transferida para Jerusalém, este momento histórico finalmente aconteceu nesta segunda-feira (14).

A cada seis meses, por mais de 20 anos, os presidentes que haviam prometido mudar a embaixada durante a campanha assinaram garantias de segurança para evitar a mudança. Para ser justo, sempre há preocupações reais de segurança no Oriente Médio.

Mas o presidente Trump não deixou o medo ficar em seu caminho. Ele tomou a decisão, reconheceu Jerusalém como a capital de Israel em dezembro e a partir desta segunda-feira, 14 de maio, a embaixada dos EUA permanecerá oficialmente em Jerusalém.

Compreensivelmente, muitos israelenses não acreditavam que isso realmente aconteceria até que o anúncio fosse feito e o sistema começasse a funcionar de fato. Mas a maioria está feliz por isso agora.

O repórter Scott Ross, da CBN News, esteve recentemente em Israel e perguntou aos israelenses de Tel Aviv, desde os jovens aos mais conservadores, o que eles pensavam sobre a mudança da embaixada de Tel Aviv para Jerusalém.

“Sempre foi, você sabe, a capital do povo judeu. Eu, como parte desse povo, não acho que tenha tanta diferença, exceto a aceitação mundial de que Jerusalém é a capital de Israel. Para nós isso é óbvio ”, disse um jovem no centro de Tel Aviv.

“(É) Como uma glória (honra) você sabe, porque o maior estado do mundo reconhece que Jerusalém é nossa, então isso é bom”, disse Sharon.

“Isso já devia ter acontecido há 20 anos!”, disse Gabriel

“Como Nikki Haley disse, Israel não precisava dos Estados Unidos para nos dizer o que é a capital de Israel. Jerusalém é a capital de Israel há 3 mil anos”, disse seu amigo Yossi.

Debbie não achou que fosse uma boa ideia.

“Eu acho que vai ser uma grande bagunça”, disse ela, “porque (lá) havia um status quo. Até agora tudo estava bem. Vai causar muito barulho e ódio”.

No mercado ao ar livre de Mahane Yehuda, em Jerusalém, os compradores estavam entusiasmados.

“Já estava na hora! O rei Davi fez isso. Quero dizer, agora é hora do resto do mundo mudar suas embaixadas. Espero que a América seja apenas a primeira de muitas ”, disse Hanan, um jogador de futebol israelense.

“Bem, há uma maneira de colocar isso! É um presente de aniversário! ”, Disse Ross.

Cerimônia de inauguração

A cerimônia de inauguração da embaixada de Israel em Jerusalém contou com a presença de Ivanka Trump (representando seu pai, Donald J. Trump), o pastor John Hagee (presidente da organização Cristãos Unidos por Israel) e também do primeiro-ministro de Israel.

O premiê israelense destacou o marco histórico que este momento significa para ambas as nações – Israel e Estados Unidos.

“Meus amigos, este é um grande dia para Israel. É um ótimo dia para a América. É um ótimo dia para nossa fantástica parceria … mas acredito que também seja um grande dia para a paz”, observou Netanyahu. “A verdade e a paz estão interconectadas. Uma paz que é baseada em mentiras só vai colidir com as pedras das realidades do Oriente Médio. E a verdade sempre será que Jerusalém sempre foi, sempre será, a capital do Estado judeu”.

“Que a abertura desta embaixada, nesta cidade, espalhe esta verdade por toda parte, e que a verdade promova uma paz duradoura entre Israel e todos os nossos vizinhos”.

Netanyahu também expressou sua gratidão a todos os que têm orado por Israel e declarou seu desejo de que a bênção divina continue recaindo sobre Israel e os EUA.

“Agradeço aos que oraram e batalharam por este dia”, destacou o premiê. “Que dia glorioso, relembrem este momento”.

“Nós estamos em Jerusalém e estamos aqui para ficar”, acrescentou. “Deus abençoe Jerusalém, Deus abençoe os Estados Unidos”.

COM INFORMAÇÕES DA CBN NEWS

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *