Um atentado suicida contra mesquitas do Iêmen pode ter deixado mais de 130 mortos nesta sexta-feira (20), de acordo com relatos da imprensa local. Homens-bomba explodiram dentro de duas mesquitas na capital do país, Sanaa.

O grupo militante Estado Islâmico, que tomou grandes áreas do território do Iraque e da Síria, reivindicou a autoria de ataques com homens-bomba em duas mesquitas usadas por muçulmanos xiitas no Iêmen nesta sexta-feira (20), de acordo com uma publicação no Twitter.

yemen

Os ataques ocorreram quando ambas as mesquitas estavam repletas de fiéis, que participavam nas orações de sexta-feira, dia sagrado do islão.

As mesquitas atingidas são frequentadas pelos houthis, grupo xiita que desde setembro controla a capital e que, em janeiro, dissolveu o governo. Os houthis têm sido alvos de atentados da Al-Qaeda do Iêmen, considerada pelos Estados Unidos como uma das organizações terroristas mais perigosas da atualidade.

O Iêmen vive o risco de uma guerra civil desde janeiro deste ano, quando o presidente Abd Rabo Mansur Hadi denunciou uma tentativa de golpe. Grupos radicais disputam o poder no país.

 

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required