noticias

Estrangeiros deixam países em crise por emprego no Brasil

O número de estrangeiros que vieram trabalhar no Brasil cresceu quase 20% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado. Eles não estão encontrando oportunidade em seus países ou têm interesse de ir a outro mercado que está aquecido. Só nos primeiros seis meses deste ano, mais de 26 mil estrangeiros receberam autorização para trabalhar no Brasil. Em sua maioria, são profissionais especializados.

Uma fila de estrangeiros levou a maior empresa mundial de recrutamento online a se instalar em São Paulo. Há um ano, esse escritório nem existia. “Temos cadastradas 350 mil pessoas que têm interesse de vir trabalhar aqui, eles não estão encontrando oportunidades em seus países ou têm interesse de ir a outro mercado que está aquecido e crescendo, como o Brasil, para encontrar emprego com suas qualificações”, diz o diretor da empresa. Ele mesmo deixou a crise dos Estados Unidos para trás, trouxe a família e diz que veio para ficar. “Vou poder crescer como profissional e também ser parte de algo maior, que é o crescimento do Brasil.”

No primeiro semestre deste ano, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, 26.545 estrangeiros receberam autorização para trabalhar no país – 19% a mais do que no mesmo período do ano passado. E esses são apenas os que entraram legalmente. Eles vieram atuar em áreas onde faltam brasileiros qualificados, como na indústria de petróleo e gás que, sozinha, atraiu 8.000 estrangeiros nos primeiros seis meses do ano.

Uma empresa norueguesa veio ao Brasil para se juntar ao esforço que deverá tornar o país um grande exportador de petróleo. Além do capital e da experiência, ela trouxe também engenheiros experimentados para dar início à produção. Shell Brustad é um deles. O norueguês trabalhou 15 anos em estruturas petrolíferas no Mar do Norte. Hoje é o gerente de uma plataforma e tem como missão formar brasileiros. “Eu encontrei aqui gente bem preparada, mas nem sempre com a experiência para operar plataformas oceânicas. Eu posso compartilhar minha experiência com pessoas jovens e inteligentes.”, afirma.

fonte: g1

Mais

Post Relacionados

1 thought on “Estrangeiros deixam países em crise por emprego no Brasil”

  1. fico muito feliz e emocionado em ver que alguns estrangeiros encontrando uma oportunidade. isso é bom para o brasil somar nossos esforços junto desses proficionais estrangeiros para ter um brasil cada vez melher menos corrupto principalmente. deus abençoe e um abraço a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close