O Grande Colisor de Hádrons (LHC) foi religado, com prótons circulando no túnel da máquina pela primeira vez desde 2013.

O LCH permitiu a detecção do Bóson de Higgs, chamada de “partícula de Deus”, uma partícula subatômica considerada uma das matérias-primas básicas da criação do Universo.

Agora, físicos esperam que novas descobertas possam representar a maior revolução na física desde as teorias da relatividade de Einstein.

Em breve, feixes de partículas viajarão em ambas as direções, dentro de tubos paralelos, um pouco abaixo da velocidade da luz.

O túnel da máquina tem 27km. Inicialmente, os prótons serão injetados com uma energia relativamente baixa e colisões reais não serão realizadas por pelo menos mais um mês.

Vista aérea da área ocupada pelo Grande Colisor de Hádrons da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern), na Suíça.
Vista aérea da área ocupada pelo Grande Colisor de Hádrons da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern), na Suíça.

Mas engenheiros esperam aumentar gradualmente a energia dos feixes para 13 trilhões de elétron-volts, quase o dobro de energia que o colisor alcançou durante sua primeira execução.

“É fantástico vê-lo indo tão bem depois de dois anos e uma grande reformulação do LHC”, disse Rolf Heuer, diretor-geral do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), a organização que controla o colisor.

O que é o Bóson de Higgs?

Segundo teorias da Física que aguardam comprovação definitiva, Higgs é uma partícula subatômica considerada uma das matérias-primas básicas da criação do Universo.

Existe uma teoria quase completa sobre o funcionamento do Universo, com todas as partículas que formam os átomos e moléculas e toda a matéria que vemos, além de partículas mais exóticas. Esse é o chamado Modelo Padrão.

O Bóson de Higgs - LHC - CERN

Mas há um “buraco” na teoria: ela não explica como todas essas partículas obtiveram massa. A partícula de Higgs, cuja teoria foi proposta inicialmente em 1964, é uma explicação para tentar preencher esse vácuo.

Segundo o Modelo Padrão, o Universo foi resfriado após o Big Bang, quando uma força invisível, conhecida como Campo de Higgs, formou-se junto de partículas associadas, os Bósons de Higgs, transferindo massa para outras partículas fundamentais.

(1) Comment

  1. Boa noite!
    Li poucas coisas sobre o LHC (na verdade sou um leigo), e nunca vi texto falando sobre a segurança desse colisor.
    Gostaria de informações sobre a segurança…Obrigado!

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required