Local receberá arborização planejada levando em consideração as especificidades da região

A criação do corredor da Avenida T-7 tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana privilegiando o transporte coletivo e dando maior fluidez ao trânsito. Com as intervenções, várias mudanças ocorrerão ao longo do traçado. Dentre as modificações está o plantio de 1.066 exemplares arbóreos entre plantios novos e substituição das árvores doentes e com risco de queda, dando lugar a uma arborização planejada que será implantada pela Prefeitura de Goiânia, através Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

Para adequar a flora ao longo do corredor foi elaborado um Projeto de Arborização Urbana que define o plantio de espécies que possam se adaptar, respeitando a fiação aérea, as rampas de acessibilidade para pessoas com deficiência, os pontos de ônibus, as garagens, os semáforos, as lixeiras, dentre outros equipamentos públicos.

Conforme o técnico da Gerência de Arborização Urbana (Gearb) da Amma e responsável pelo projeto, Antônio Esteves, tudo foi pensado e elaborado especificamente para a obra do Corredor T-7. “Foram percorridas todas as quadras e canteiros centrais, sendo o trajeto distribuído em 35 trechos”, informa. O técnico pontua que foi desenvolvido um projeto que realmente se identifica com as necessidades e especificidades do local.

“Com o plantio das espécies indicadas, o Corredor T-7 terá uma arborização planejada que vai trazer inúmeros benefícios para a população que irá usufruir deste espaço urbano”, acrescenta Esteves.

Nas calçadas serão plantados 903 exemplares arbóreos de 24 espécies diferentes como pau-brasil, pau-ferro, ipê branco, ipê rosa, bálsamo, aroeira pimenteira, entre outras. Já nas ilhas serão plantadas 103 árvores e 60 guarirobas – estas serão plantadas devido à falta de espaço em algumas partes do trecho. As mudas vão substituir os 47 exemplares a serem retirados nas calçadas. Nas ilhas serão dez árvores e 44 guarirobas. Conforme o técnico, esse número pode variar devido ao andamento das obras.

Por Sara Gomes, da editoria de Meio Ambiente da Secretaria de Comunicação (Secom)

 

Imagem da Avenida Assis Chateaubriand onde será implantado o Corredor T-7

Fonte: http://goo.gl/GAUORR

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required