Natural de Piumhi (MG), Joffre Marcondes de Rezende nasceu maio de 1921. O médico se formou pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (RJ) e fez especialização em Gastroenterologia no ano de 1954.

Médico gastroenterologista Joffre Marcondes trabalhou na criação dos cursos de Medicina da UFG e da UnB

 Na manhã de ontem faleceu o gastroenterologista Joffre Marcondes de Rezende, aos 93 anos, em decorrência de insuficiência respiratória que acarretou a falência múltipla dos órgãos.

Joffre estava internado no Hospital Anis Rassi situado no Setor Oeste, na Capital. O velório foi iniciado na tarde de ontem no Cemitério Jardim das Palmeiras, local onde será sepultado hoje às 12h.

Especializado em gastroenterologia, Joffre se formou na na Faculdade Nacional de Medicina da extinta Universidade do Brasil. O médico dedicou-se aos estudos focados no sistema digestivo e na doença de Chagas. O estudioso fundou e editou a revista Goiana de Medicina por cerca de 35 anos. Nos anos de 1993, 1995 e 2002 integrou as bancas examinadoras de doutorado e de concursos para professores da Universidade de Brasília (UnB).

O especialista em gastroenterologia ainda foi um dos homenageados pela mais rara honraria concedida pela UnB, que é o título de Professor Honoris Causa. Este reconhecimento é dado a docentes ou cientistas ilustres, não pertencentes à UnB, mas que tenham prestado relevantes serviços à universidade.

O médico também contribuiu para fundar a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, a Academia Goiana de Medicina, a Sociedade Goiana de Gastroenterologia, a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e a Sociedade Brasileira de História da Medicina.

Joffre atuou na fundação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e integrou a equipe de professores da instituição. Na UFG trabalhou por cerca de 30 anos no desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a doença de Chagas em parceira com o Núcleo de Medicina Tropical. Contribuiu para viabilizar a instalação da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, onde também ministrou aulas. Além de ter trabalhado com diversas instituições nacionais e internacionais como a London School of Tropical Medicine.

Ele ainda se dedicou a escrita de livros e de vários artigos para a área médica, que foram publicados no Brasil e no exterior. Além de ser autor dos livros Linguagem Médica, Vertentes da Medicina, À sombra do plátano e Seara de Asclépio – Uma Visão Diacrônica da Medicina que foi lançado no ano de 2013.

Nota de Pesar do Cremego

Seu trabalho sério e grande dedicação à profissão lhe renderam inúmeras homenagens, inclusive do Cremego e do Conselho Federal de Medicina (CFM), e o reconhecimento de pacientes, amigos e colegas.

O Cremego, que em 2005 teve a satisfação de homenagear Joffre Marcondes de Rezende com a Comenda Honra ao Mérito Profissional Médico, lamenta profundamente sua morte e manifesta toda gratidão a tudo o que ele fez pela medicina goiana e por tudo o que ensinou à classe médica.

Fonte: http://goo.gl/IDM3sI

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required