Conferência exorta líderes para mudarem suas prioridades sobre o matrimônio

A Universidade de Ciência e Tecnologia de Pyongyang (PUST, na sigla em inglês) é a melhor universidade da Coreia do Norte. Fundada em 2010, a escola de ensino superior tem um reitor cristão e é financiada principalmente por grupos cristãos evangélicos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.

A PUST surgiu depois de nove anos de negociação com o governo de Kim Jong-Il (falecido em 2011), o idealizador é o sul-coreano Kim Chin Kyung, um cristão que se exilou nos Estados Unidos.

Kyung enfrentou acusações de espionagem e ficou um ano detido, até que conseguiu retomar as negociações do projeto da PUST que hoje tem em seu corpo docente muitos professores americanos e europeus.

A universidade tem apoio de grupos que são severamente combatidos pelo regime norte-coreano, que é o país comunista mais fechado do mundo. A Coreia do Norte lidera a lista do ministério Portas Abertas quando o assunto é perseguição religiosa, prendendo, torturando e até matando cristãos.

Mas apesar de permitir uma instituição de ensino financiada por cristãos, os alunos da PUST não possuem total liberdade, nem mesmo a universidade tem sua soberania. Os alunos cumprem com todas as regras que os demais norte-coreanos estão submetidos, incluindo o acesso restrito à internet e a submissão total ao presidente Kim Jong-Un.

Segundo a revista Época, todos os dias os alunos da PUST acordam cedo, vestem o uniforme padrão (terno preto, camisa branca e gravata vermelha) e marcham de seus alojamentos até as salas de aulas cantando hinos patrióticos do regime.

A conversa dos alunos é monitorada por inspetores e militares que caminham entre as mesas durante as aulas para saber o que os estudantes estão falando. Quem usar a internet da biblioteca precisa informar a bibliotecária qual é o site que deseja acessar, o pedido deve ser autorizado ou negado, e os alunos ficam de costas para que suas atividades sejam monitoradas.

Fonte: http://goo.gl/WE01Vl

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required