Um balanço divulgado nesta segunda-feira (4) pela Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações) indica que os acessos à banda larga no país chegaram a 88,3 milhões em janeiro deste ano – um crescimento de 37% (24 milhões) em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento considera conexões fixas e móveis, inclusive de redes 3G.

O maior crescimento no período de um ano foi verificado no segmento de banda larga móvel: 47%. Esses acessos chegaram a 67,6 milhões, sendo 53,9 milhões de conexões 3G e 13,7 milhões de terminais de dados (modens portáteis, por exemplo). A banda larga fixa, em janeiro, somou 20,7 milhões de acessos.

Para ser considerada de banda larga, segundo determinações da Anatel adotadas pelo estudo, a conexão deve oferecer no mínimo 256 Kbps (kilobits por segundo). A velocidade média em janeiro ficou em 6,56 Mbps (megabits por segundo) — crescimento de 12% em um ano, de acordo com a associação que representa as operadoras.

Recentemente, um levantamento da Cisco apontou que os acessos rápidos no país ficaram em 25,5 milhões de acessos em dezembro de 2012. Essa pesquisa, no entanto, tem outra metodologia e exclui a conexão via smartphones e tablets com tecnologia 3G.

Conexão 4G
A cobertura 3G está disponível em 3.309 municípios. Agora, começará a fase de implantação do 4G, disponível atualmente somente pela Claro em Recife (PE) e Curitiba (PR). Até abril, TIM, Vivo e Oi também precisam colocar o serviço em funcionamento nas cidades-sede da Copa das Confederações, que começa em junho, para cumprir as exigências da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Fonte: Uol

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required