“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;

e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.”   Romanos 5.3,4

Paulo, em sua carta aos romanos, ensina que os problemas põem o ser humano à prova, e que resistir a eles traz uma força que será útil em outros momentos difíceis da vida – nossos e de terceiros que podemos ajudar por já termos passado pelo que eles passam, e sermos testemunhas vivas da vitória.

A esperança à qual o apóstolo se refere não é uma reles expectativa. Após perseverar, é aquela esperança em Deus, a certeza de que Ele está providenciando o que se espera – o que se chama fé.

 “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.”  Gálatas 6.9

Mais uma vez Paulo dá uma lição de fé. Ensina que não se curvar aos apelos do pecado e do mal tem boas consequências.

Ao mesmo tempo, mostra que só gozaremos dessas consequências se formos persistentes (“se não desfalecermos”). Quantos não lutaram muito e acabaram desistindo do que queriam ou precisavam quando já estavam bem perto de consegui-lo?

 A paciência é o caminho certo para a Graça.

“Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.

Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal.

Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra.”  Salmo 37.7-9

Muitos não sabem “esperar no Senhor”, no tempo certo dEle. Enquanto esperam por suas próprias forças humanas, têm inveja dos que prosperam mais – honesta ou desonestamente. Iram-se quando veem outros praticando o mal e se acham mais corretos.

A ira vem com facilidade para os insensatos, e quase sempre isso acaba mesmo mal.

Quem tem a verdadeira paciência sabe esperar pela justiça de Deus. Não age com as próprias mãos, pois sabe que as consequências colocarão tudo a perder.

“Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” Tiago 1.19

Quantas vezes tragédias aconteceram porque alguém perdeu a cabeça por ter tomado uma atitude num impulso? Oportunidades e até vidas se perderam.  Na maioria das vezes, por motivos até banais.

Só dar sua opinião após pensar bastante num assunto, ouvir e analisar todos os lados, são características de muitos daqueles a quem chamamos vencedores.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade”     Gálatas 5.22

Tem dificuldades para ser paciente? Acha que persistência não é com você? O trecho bíblico de Gálatas é bem claro mostrando que não é só a sua paciência que pode levar ao triunfo, mas aquela paciência adquirida como dom por ter recebido o Espírito Santo em sua vida.

A Bíblia mostra onde, com Quem conseguir paciência.

A longanimidade do Espírito é infinitamente superior – e surpreendente – à simples tolerância humana. Receba o Espírito de Deus em sua vida, e a paciência será uma consequência muito bem-vinda – junto com todos os outros frutos citados.

Fonte: http://goo.gl/O0oVm2

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required