O presidente Barack Obama apelou mais uma vez para que democratas e republicanos finalizem um acordo para elevar o teto da dívida pública dos Estados Unidos. Em discurso neste sábado, Obama lembrou que “há áreas significativas” de concordância entre os políticos.

“Estamos diante de uma dura discussão sobre quanto gasto precisamos para cortar para reduzir nosso déficit. Estamos de acordo com um processo para encarar um reforma fiscal e uma reforma de ajuda social. Há muitas saídas para esses problemas. Mas há muito pouco tempo”, disse o presidente, por meio do rádio e internet.

Um plano que elevaria o limite do endividamento, apresentado pelo republicano John Boerhner, foi vetado no Senado, após ter sido aprovado na Câmara dos Representantes. O Estados Unidos precisam decidir o impasse até o dia 2 de agosto, data dos vencimentos. Caso isso não aconteça, os EUA terão que anunciar moratória.

Obama reforçou que qualquer solução para evitar o “calote americano” deve ser bipartidária. “Está claro agora que qualquer solução para evitar o default (calote) deve ser bipartidária. Há muitas formas de resolver o problema. O Congresso deve encontrar pontos em comum sobre um plano que consiga o apoio de ambos os partidos na Câmara e no Senado. E deve ser um plano que eu possa assinar na terça-feira”.

Fonte: SRZD

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required