Segundo uma pesquisa realizada pela Pew Research Center em 40 países, incluindo o Brasil, apontou que grande parte da população mundial acredita que a fé em Deus é algo essencial para se ter bons costumes e levar uma vida moralmente correta.

Em 22 dos 40 países pesquisados, as maiorias das pessoas pesquisadas disseram que é necessário acreditar em Deus para ter moral e ter bons costumes.  Pelo menos três quartos de todos os seis países pesquisados ​​na África dizer que a fé em Deus é essencial para a moralidade.

No Oriente Médio, cerca de sete em cada dez ou mais concordam. Somente em Israel que a maioria acha que não é necessário acreditar em Deus para ser uma pessoa correta. Muitas pessoas na Ásia e na América Latina também vinculam fé e moralidade.  Por exemplo, indonésios, paquistaneses, filipinos e malaios que quase por unanimidade, que a crença em Deus é fundamental para ter bons valores. As pessoas em El Salvador, Brasil, Bolívia e Venezuela esmagadoramente concordaram que a crença em Deus é fundamental para ter bons valores.

No entanto, a maioria dos chineses tomaram a posição oposta – de que não é necessário ser um crente para ser uma pessoa moral.  E na América Latina, os chilenos e argentinos ficaram divididos.  Já na  América do Norte e na Europa, a maioria das pessoas concordaram que é possível ser não-religioso e ainda ser uma pessoa correta.

Para acessar mais informações sobre a pesquisa acesse o site da Pew Research Center

http://www.pewresearch.org/

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required