Três antigas piscinas que forneciam água para Jerusalém na época de Jesus Cristo serão restauradas com um financiamento de 750 mil dólares pelos Estados Unidos.

Localizadas próximo a Belém, na área da Cisjordânia ocupada por Israel, as piscinas foram construídas na época do nascimento de Jesus e foram as principais fontes de água para Jerusalém, de acordo com o Instituto de Estudos da Palestina (IPS, na sigla em inglês).

O estudo mostrou que o primeiro aqueduto que alimentou as piscinas foi construído pelo rei Herodes entre 37 e 4 a.C. As piscinas caíram em desuso por 2 mil anos desde então e apenas duas delas possuem água.

Desde 1993, pelo menos seis pessoas morreram afogadas nas piscinas, que não são monitorados, de acordo com a IPS. Nesta terça-feira (10) o Consulado dos EUA em Israel anunciou o fornecimento de US$ 750 mil (equivalente a R$ 2,3 milhões) para reformas e espera que as piscinas se tornem parte do turismo na Cisjordânia.

“Este projeto é mais do que proteger a história. Se trata de proteger as vidas e os meios de subsistência das pessoas que vivem aqui hoje”, disse o cônsul geral dos EUA, Donald Blome.

A concessão surge enquanto a administração do presidente norte-americano Donald Trump tenta alavancar o processo de paz ​​e apoio econômico entre palestinos e israelenses.

“Trump deixou claro que um elemento necessário para a conquista da paz seria liberar todo o potencial da economia palestiniana”, disse Blome.

George Bassous, gerente geral das Piscinas de Salomão, disse que o local tinha sido negligenciado no passado. “A importância deste local decorre do fato de que ele tem fornecido água para Jerusalém há séculos, por isso é nosso dever protegê-lo e restaurá-lo”.
FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE CHRISTIAN TODAY

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required