Em Goiânia 320 toneladas de lixo são produzidas por ano, e 1% é de eletrodomésticos e móveis jogados fora, que vão parar no aterro sanitário. Neste porcentual está computado também o que é recolhido às margens ou dentro dos córregos e em lotes baldios. Parte desses objetos poderia ser reformado. O restante poderia ser desmontado e ter materiais reaproveitados. Para evitar o desperdício, a Prefeitura, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), lançará nesta terça-feira (26), o Projeto Cata-treco.

O serviço será colocado à disposição da população para coleta de todo o tipo de bem residencial que não é mais de interesse do proprietário, como fogão, sofá, computadores, geladeiras, cama e outros. Mesmo aqueles objetos inservíveis serão recolhidos, porque seus componentes, como metal, madeira e plástico, podem ser úteis e gerar renda. O objetivo é facilitar o descarte, evitando que esse tipo de resíduo termine em lotes baldios e nas margens dos rios, acumulando mais lixo, insetos, ratos e baratas, que favorecem à proliferação de doenças, entre as quais a dengue.

Todos os equipamentos e móveis recolhidos serão encaminhados às cooperativas que ficarão responsáveis por verificar o estado dos produtos que podem ser reutilizados ou reciclados. Após esse procedimento elas poderão reaproveitá-los, vendê-los ou doá-los.

O transporte dos eletrodomésticos e móveis será feito por caminhões devidamente identificados com as logomarcas do Programa Goiânia Coleta Seletiva e do Projeto Cata-treco. O caminhão ainda terá as marcas da Prefeitura e da Comurg. Inicialmente a coleta contará com três caminhões. A quantidade de caminhões e funcionários será definida posteriormente de acordo com a demanda gerada pela população.

A coleta não será regular (em dias e horários determinados da semana) como ocorre com a coleta seletiva. Ela terá de ser agendada pelo interessado. Para o recolhimento do material as pessoas deverão ligar nos telefones 3524-8555 ou 0800-646-0156. A partir da solicitação, será gerada uma ordem de serviço para que a equipe responsável possa executar o trabalho. O material deverá ser disposto para a coleta no horário marcado.

Fonte: Prefeitura de Goiânia

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required