Sistema voltou a apresentar problemas e sede ficou lotada, em Goiânia.
Órgão reconhece transtornos e diz que uma equipe tenta solucionar falhas.

Os usuários que buscam os serviços na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), em Goiânia, voltaram a enfrentar transtornos na manhã desta segunda-feira (12). O sistema ficou fora do ar e aqueles que tentaram fazer transferências, pagar impostos e registrar veículos novos foram obrigados a esperar em longas filas.

Os problemas são registrados desde o último dia 5, após um recesso de 16 dias, quando o sistema usado pelo órgão foi atualizado. Neste período, cerca de 5 mil veículos deixaram de ser registrados na capital e também houve o acúmulo de motoristas que ficaram sem licenciar os carros e a pagar tributos, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

O advogado Silvio Alves dos Santos Júnior, 30 anos, já esteve por três vezes no Detran para registrar um veículo 0 km, mas ainda não conseguiu. Nesta segunda-feira, ele chegou ao local às 7h15 e por volta das 11h30 ainda não tinha retirado a senha para atendimento. “Dizem que o sistema está fora e que temos que esperar. Preciso revolver esse problema e tenho que ficar aqui. Não posso ficar circulando com meu carro irregular por falhas do governo”, reclamou.

Também na espera por uma senha por mais de 4 horas, o auditor fiscal do trabalho Aramis Martins da Silva, 45, cansou de ficar de pé na fila. “O jeito é ficar sentado logo e manter a calma, pois não temos opções. Tenho que transferir meu veículo e tenho sorte por estar de férias, ou então perderia o dia de trabalho”, lamentou.

A empresária Bruna Castilho, 19 anos, já aguardava por cerca de 5 horas e diz que não tinha perspectivas de sair tão cedo do local. “A cada hora dão uma desculpa diferente. O sistema caiu, depois está lento, mas o fato é que ninguém é atendido. Já tem uma semana que venho todos os dias e vou embora sem conseguir transferir o veículo. Hoje ficarei aqui até conseguir, pois não posso ficar indo e vindo todo dia”, afirmou a jovem.

Procurada pelo G1, a assessoria de comunicação do Detran-GO informou, em nota,  que “as filas foram ocasionadas pela demanda reprimida e pela oscilação do sistema, que estava instável”. Ainda segundo o órgão, “a equipe da Gerência de Tecnologia da Informação está de plantão para ir solucionando os problemas na medida em que eles surgirem”.

Por volta das 11h, segundo o Detran-GO, o sistema voltou a operar. No entanto, às 13h, as filas continuavam a tomar conta da sede do órgão.

Documentos
Mesmo aqueles motoristas que conseguem fazer pagamento de IPVA e licenciamento dos veículos não saem com os documentos em mãos. Para quem mora na capital, os Certificado de Registro de Veículos (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) chegarão em casa, via Correios, com prazo de 24 horas. Já para quem mora no interior, a espera será de três dias úteis.

A medida desagrada os motoristas que já estão com documentos atrasados. “Desde a última sexta-feira [9] tento pagar meu licenciamento e multas, sem sucesso, pois puxaram apenas uma parte dos documentos. O problema é que não posso ficar sem usar o carro e, além da demora na fila, ainda terei que esperar o documento em casa. Aí complica”, reclamou o vendedor comercial Danilo da Silva Xavier, 22 anos.

Fonte: http://goo.gl/GHsCzn

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required