Um levantamento da Serasa mostrou que 58% das empresas têm preocupação com fraudes. De acordo com a instituição, esse percentual impactou as prioridades de investimentos dos empresários em 2024.

De acordo com um levantamento feito pela Serasa Experian, 58% das empresas brasileiras se preocupam cada vez mais com fraudes. O percentual sobe para 68% em meio às grandes empresas, que inclusive relatam que estão investindo em medidas de prevenção contra criminosos.

Em relação às tentativas de fraudes, as empresas demonstraram preocupação com vazamento de dados de clientes; perdas financeiras; vazamento de dados próprios; inadimplência; roubo de informações estratégicas; fraude de identidade e perda de mercadorias.

Preocupação das empresas:

Vazamento de dados de clientes: 49%

Perdas financeiras: 48%

Vazamento de dados próprios: 39%

Inadimplência: 35%

Roubo de informações estratégicas: 34%

Fraude de identidade: 28%

Perda de mercadorias: 16%

*fonte: Serasa Experian

A análise de documentos, do Score de clientes e empresas, de operações de cartões de crédito, e investimento em biométrica facial estão entre as camadas essenciais utilizadas pelas organizações na tentativa de prevenir as fraudes.

A preocupação com as fraudes influenciou a previsão orçamentária das empresas nos últimos 12 meses. O levantamento indica que a prioridade dos investimentos em ações de prevenção de fraude subiu do 5º lugar, em 2023, para a 3ª posição em 2024.

Reportagem: Priscyla Ávila