Quarta-feira é dia de quadro pet no Tarde News e nesta semana, a gente fala sobre os animais de assistência emocional. Você sabe o que são esse tipo de pets?

Para muitas pessoas, os animais são mais do que uma simples companhia. Para muitos, os pets são considerados membros da família.

Em alguns casos, os animais vão além e se tornam aliados no controle de doenças psiquiátricas de seus tutores, como depressão e ansiedade.

Com o treinamento correto, os pets são capazes de ajudar seus tutores de inúmeras maneiras, abaixando níveis de estresse e ansiedade. Além disso, um tutor possui diversas responsabilidades, como passear, alimentar e cuidar e um pet pode ser o empurrão que faltava para a pessoa lutar contra doenças, como a depressão, por exemplo, em que as pessoas muitas vezes, não encontram motivos para sequer sair da cama.

Os animais mais usados como assistência emocional são os cães, gatos e cavalos, mas em todos os casos os tutores devem ficar atentos as necessidades dos pets.

Para se ter um animal de assistência emocional é preciso ter a necessidade. Necessidade essa que é preciso ser atestada por um médico psiquiatra.

Reportagem: Andréia Nikely