O Fórum Nacional de Enfermagem convocou os profissionais a realizar uma paralisação de 24 horas em defesa do piso nacional da categoria nesta quarta-feira. Em Goiânia, hoje pela manhã, enfermeiros se reuniram no Hugol.

Centenas de enfermeiros realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira, em frente o Hugol, Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira. Eles reivindicam o reajuste do piso nacional da categoria que foi suspendido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tempo indeterminado na última sexta-feira.

A decisão ocorreu no contexto da ação direta de inconstitucionalidade, apresentada em 10 de agosto pela confederação nacional de saúde e outras sete entidades. A lei estabelece o piso de enfermeiros em R$ 4.750,00 sendo que 75% desse valor são para técnicos de enfermagem e 50% para auxiliares de enfermagem e parteiras.

A paralisação dos profissionais da saúde terá duração de 24 horas em todo país. Em Goiânia, outra manifestação está prevista para acontecer ainda hoje, às 17 horas, em frente o Hugo, Hospital de Urgências de Goiás.

Reportagem: Rackel Vieira