O inverno está chegando e a gente sabe que o frio é o pior inimigo das pessoas que vivem em situação de rua, não é mesmo?! Pensando nesta triste realidade, a Prefeitura de Goiânia está promovendo uma campanha solidária de arrecadação de agasalhos e cobertores para ajudar a população mais vulnerável.

Com o tema “um gesto, vários corações aquecidos”, a campanha promovida pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Política, visa arrecadar agasalhos e cobertores para os Goianienses que vivem em situação de rua. A iniciativa foi lançada no início do mês e se estende até dia 15 de Maio.

Ponto de arrecadação
Secretaria de Direitos Humanos e Política
Endereço: rua 99, número 66, setor sul, goiânia-go.

Os donativos arrecadados serão distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, assistidas pela Prefeitura. Segundo o Secretário Executivo de Direitos Humanos e Política, a meta é fortalecer o acolhimento, já que o mês de maio é uma das épocas de frio mais intenso na Capital.

Segundo dados da Secretaria, em março de 2021, cerca de 1.200 pessoas viviam nas ruas de Goiânia. Em agosto, auge da pandemia de covid-19, o número passou para 1.600 pessoas, o que representa aumento de 33% em cinco meses.

Moradores em situação de rua na capital:
Março de 2021: 1,2 mil pessoas.
Agosto de 2021: 1,6 mil pessoas.
Aumento de 33% em 5 meses.

A Prefeitura oferece abrigos, mantém casas de acolhimento em Campinas e no Setor Universitário, que oferecem apoio, alimentação e repouso a quem precisa. Em agosto de 2022, houve força-tarefa entre Secretarias para montar estrutura no clube do povo, a fim de acolher pessoas que costumam se abrigar debaixo de marquises na região central da cidade.

Reportagem: Rackel Vieira.