Novos ministros do esporte e de portos e aeroportos foram anunciados pelo presidente Lula. Os deputados André Fufuca e Silvio Costa Filho foram convidados formalmente para assumirem os cargos, em nota pelo Palácio do Planalto, na noite desta quarta-feira.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou formalmente dois deputados federais para assumirem dois ministérios do governo federal. O deputado federal André Fufuca assume o cargo deixado por Ana Môser no Ministério do Esporte, enquanto Silvio Costa Filho sucede a Márcio França do PSB no Ministério dos Portos e Aeroportos. Além disso, foi anunciada a criação de um novo Ministério das Micro e Pequenas Empresas, que será comandado por Márcio França.

A decisão foi tomada após uma reunião entre o presidente, os parlamentares convidados e o ministro da secretaria de relações institucionais, Alexandre Padilha. Lula passou a tarde acertando os últimos detalhes da reforma ministerial em uma reunião fechada no palácio da alvorada, residência oficial em Brasília. Essas mudanças marcam a entrada do partido republicano e do partido progressista no primeiro escalão do governo, com o PP tendo como principal expoente o presidente da câmara, Arthur Lira que também é do partido progressista.

Em uma rede social, André Fufuca aceitou o convite e agradeceu o presidente Lula. Abre aspas “o grande desafio que se mostra será colocar o esporte definitivamente como política de estado, por sua inegável importância social e cultural. Vou me debruçar sobre estratégias, planos e metas em busca de resultados, com o compromisso de continuar pautando minhas ações no diálogo, respeito, equilíbrio e responsabilidade, com o objetivo maior de beneficiar todos os brasileiros e brasileiras”, disse.

Silvio Costa Filho também comunicou o convite para a nova função à frente da pasta dos portos e aeroportos. “Vamos juntos dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras, com o setor produtivo nacional, governadores e governadoras de estado, prefeitos e prefeitas do brasil para que, de maneira coletiva, possamos avançar na agenda do desenvolvimento econômico e social do país”, afirmou em sua rede social.

Essas alterações representam a quarta troca ministerial realizada por Lula em seu atual mandato, em menos de um ano, evidenciando a dinâmica política em seu governo.

Reportagem: Rackel Vieira