Uma fazenda de perus no noroeste da França está enfrentando um surto do vírus da gripe aviária, conforme confirmado pelo Ministério da Agricultura francês nesta terça-feira. Este episódio se insere em uma onda sazonal de infecções que tem se espalhado pela Europa, com os perus desta fazenda na região da Bretanha sendo as mais recentes vítimas. O surto ocorreu próximo ao local onde foi encontrada uma ave selvagem infectada, conforme comunicado do Ministério da Agricultura, que também informou a confirmação de vários casos entre aves selvagens nos últimos dias.

Como medida para conter a propagação do vírus, o governo francês elevou o nível de alerta nacional para a gripe aviária de insignificante para moderado. Uma estratégia adotada é o confinamento dos rebanhos de aves domésticas em áreas particularmente expostas ao contato com aves selvagens, mantendo-as em ambientes fechados.

A gripe aviária já causou a morte de milhões de aves nos últimos anos, sendo que a Europa é particularmente afetada durante o outono e o inverno. Além da França, países como Alemanha, Holanda, Itália, Croácia e Hungria também registraram casos confirmados da infecção, destacando a preocupação e a necessidade de medidas rigorosas para evitar a propagação desse vírus altamente contagioso.

Reportagem: Marcos Nazone