A Polícia Militar deu início esta manhã em Goiânia à Operação Salus, termo em latim que significa Salvação. Ao todo, 150 oficiais dos grupamentos Aéreo, Choque e Giro estão envolvidos na identificação de transgressores da lei entre moradores de ruas e usuários de drogas. Conforme relata o comandante do policiamento na capital, coronel Sérgio Katayama, a expectativa é abordar e reconduzir mais de 200 pessoas.
A operação, que acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Delegacia de Proteção à Infância e Juventude, tem como objetivo cadastrar e até reconduzir a abrigos pessoas em condições de mendicância e abuso de drogas. “A nossa abordagem e identificação são feitas de maneira compulsória. A única etapa que não temos poder de obrigar o usuário é na internação para tratamento de dependentes”, explica o comandante.
Katayama faz um apelo à população para que contribua com informações sobre locais abandonados utilizados como moradias ilegais ou para consumo de drogas, os conhecidos mocós. As informações podem ser repassadas ao 190 ou para os números de celulares das viaturas. Apesar do tempo chuvoso na capital, o que atrapalha a identificação dos pontos de uso de drogas, a operação segue normalmente nos próximos dias.