Com a entrada do outono/inverno já se pode ver nas vitrines e nas ruas o xadrez que nunca sai de moda, e que virou uma marca registrada do inverno. O xadrez pode ter vários estilos, que pode ser chique, rebelde, sofisticado e clássico.
O xadrez pode ser encontrado em diversas tonalidades que caem muito bem em milhares de looks: os cítricos, que mistura rosa, verde, rosa, laranja e os tons mais fechados que mistura o preto com o cinza, os vários tons de azuis e os vermelhos.
Os casacos xadrezes também estão super em alta e ficam muito bem com regatinhas lisas ou trabalhadas em renda, a mistura fica perfeita com uma botinha de cano alto ou baixo com o tradicional jeans. As camisas de flanela xadrez também ficam super bem com uma calça jeans ou um shortinho boy friend e uma sandália de salto, uma sapatilha ou um oxford.
Tem também as inspirações vintage (retrô), que produz modelitos usando o xadrez que ficam super charmosos. Os vestidinhos curtinhos acinturados combinados com tule que também está super na moda. Você também pode combinar a estampa de xadrez com peças tipo alfaiataria, couro, florais, abstratos e animal print.
Por se tratar de uma estampa clássica, mas que também é símbolo de modernidade (o xadrez ganhou muito destaque durante o movimento grunge, nos anos 90 – as bandas de punk e heavy metal que começaram e gravaram CDs na garagem de casa), e hoje a moda do xadrez é adotada por pessoas de todas as idades e estilos.
O xadrez também pode ser usado na fabricação de blusas, coletes sapatos e nos acessórios.
Dicas:
– Preste atenção no tamanho da padronagem e no contraste das cores. Quanto maior for a estampa maior vai ser a região em que se vai usar a peça. Então as gordinhas devem usar o xadrez menor e em cores mais escuras e de preferência na parte superior;
– A peça está sendo muito usada, mas uma peça xadrez na composição do look já é o suficiente. É melhor não fazer combinações de estampas de xadrez: se usar um casaco xadrez, use uma regata e um jeans, a combinação é perfeita.
Gracielly Oliveira.