Goiânia não está sujeita à Lei Seca durante a eleição municipal, neste domingo (7/10). Das maiores cidades do Estado, apenas o cartório eleitoral de Aparecida de Goiânia publicou portaria com restrição de venda de bebidas alcoólicas entre 0h e 18h do dia da votação.

 Além de Aparecida, juízes de outras 30 cidades, no interior do Estado, decretaram Lei Seca no dia da eleição: Águas Lindas de Goiás, Panamá, Rialma, Rianápolis, Santa Isabel, Mozarlândia, Araguapaz, Aruanã, Nova Crixás, Itapuranga, Guaraíta, São Domingos, Uruaçu, Divinópolis de Goiás, Alto Horizonte, Campinorte, Nova Iguaçu de Goiás, Fazenda Nova, Novo Brasil, Luziânia, Formoso, Flores de Goiás, Cabeceiras, Vila Boa, Cristalina, São Luís de Montes Belos, Uruana, Goiatuba, Porteirão e Pirenópolis.

Seguindo o exemplo da eleição anterior, estados que não restringiram a venda de bebidas alcoólicas em 2010, não irão restringir neste ano. E aqueles que adotaram a “Lei Seca” permanecem da mesma forma nesta eleição. Apesar de não existir uma lei específica para disciplinar o assunto, a regra, normalmente, é decidida pelas secretarias de segurança pública estaduais em conjunto com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), por meio de uma portaria.

No Brasil

No Estado de São Paulo, a Secretaria de Segurança Pública não irá emitir a portaria que proíbe a venda de bebidas alcoólicas durante o período de votação. O Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul também não deverão impor a restrição. Nos três casos, a regra não foi aplicada em 2010.

Já em Minas Gerais a Secretaria de Estado de Defesa Social, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais decidiram aplicar a restrição na distribuição e venda de bebidas alcoólicas entre 6h e 18h do domingo.

Na Bahia, seguindo exemplo do ano anterior, cada zona eleitoral deverá decidir se aplica ou não a Lei Seca. EmSalvador, na eleição anterior não foi aplicada, e este ano a tendência é que não se aplique.

Em Pernambuco, a Lei Seca será aplicada conforme anuncio da Secretaria de Defesa Social. Ela valerá das 5h de domingo até as 18h. No Ceará, a proibição vale a partir das 0h e se estende até 18h.

No Amazonas, a ordem inclui a venda e o consumo de bebidas alcoólicas a partir das 22h de hoje (6) até as 18h de domingo (7). No Rio Grande do Norte, a proibição valerá das 6h às 18h de domingo.

Alagoas e Paraná remam contra a maré

Diferentemente das eleições anteriores, Maceió (AL) segue uma tendência contrária e não terá proibição de venda de bebidas alcoólicas neste pleito. Os juízes responsáveis alegaram que há dificuldade para fiscalização, por isso a medida não foi tomada.

O Estado do Paraná também fez o caminho inverso. Na eleição anterior a proibição não existiu, mas no dia 7 de outubro ela valerá. A Secretaria de Segurança Pública decidiu proibir a venda de bebidas alcoólicas das 4h às 18h do domingo.

 

Fonte: Aredação/JB

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required