O avião suíço Solar Impulse aterrissou nesta madrugada de sexta-feira (25) no aeroporto de Barajas, em Madrid, na primeira etapa do seu primeiro voo intercontinental da Suíça a Marrocos, antes de uma volta ao mundo prevista para 2014.

 O avião descolou de Payerne, na Suíça, na quinta-feira e sobrevoou os Pirenéus, chegado ao aeroporto espanhol três horas antes do previsto. O protótipo sobrevoou a região, a 3600 metros de altitude, até o aeroporto dar luz verde para aterrissar.

 O voo foi acompanhado pelo centro de controle montado no aeroporto militar suíço de Payerne.

 As asas do avião estão cobertas por 12.000 células fotovoltaicas que alimentam quatro motores elétricos, com uma potência de dez cavalos cada um. A energia é armazenada em baterias, o que permite ao aparelho voar durante a noite. O Solar Impulse tem a envergadura de um Airbus A340 (63,4 metros) e pesa 1600 quilos.

 Na segunda-feira, o avião parte em direção a Marrocos. Esta última etapa será realizada pelo explorador e outro co-fundador do projeto, Bertrand Piccard, que levará o Solar Impulse até Rabat.

 Foram precisos sete anos de trabalho e uma equipe de 70 pessoas e 80 parcerias para construir este avião em fibra de carbono. A construção de um segundo aparelho, para fazer a volta ao mundo em 2014, já começou. O aparelho deverá estar pronto em 2013 para um primeiro voo de testes ainda nesse ano.

 Fonte: Ecosfera Publico

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required