Com a chegada do fim de março, a tendência é que as últimas tempestades da estação ganhem força. Pensando em alertar a população sobre cuidados que devem ser adotados nesse período de chuvas e ventos fortes, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás preparou algumas dicas. As tempestades têm derrubado árvores e causado alagamentos, além de deixarem o trânsito complicado.

A primeira dica dos Bombeiros é que o motorista evite trafegar ou estacionar em alamedas e ruas com muita arborização. O ideal é estacionar em um local seguro até o final do temporal.

Com a pista molhada, o asfalto fica escorregadio, podendo causar deslizamentos em caso de mudança de faixa e freadas bruscas. As poças d´água que se formam em alguns trechos das vias podem provocar a perda de controle da direção do veículo e causar sérios acidentes. A visibilidade também fica comprometida. Por isso, é fundamental reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo da frente e redobrar a atenção. Fazer revisão dos pneus, freios, limpadores de parabrisas e faróis do veículo, além de manter os pneus calibrados são outras dicas. Para ter melhor visibilidade, os Bombeiros indicam o uso de ar-condicionado e desembaçador elétrico traseiro ou uma pequena abertura dos vidros para deixar o ar circular pelo carro. Se cair num buraco, evite frear para diminuir o efeito do impacto. Reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente.
Ao conduzir o carro sob chuva, é preciso evitar freadas ou mudanças bruscas de pista, pois o acúmulo de água no asfalto pode provocar a aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com o chão. Em caso de enchente, os Bombeiros alertam que é preciso abandonar o veículo assim que o nível de água atingir o batente do carro, pois o veículo, nessa situação, pode começar a boiar.

fonte: goiás agora

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required