Mais de 100 milhões de pessoas usam a ferramenta de busca do Google para obter informações sobre saúde a cada mês só nos Estados Unidos, segundo um levantamento feito pela empresa de pesquisa comScore. Aproveitando esse fato, o site lançou esta semana um algoritmo que permite sugerir diagnósticos rápidos.

O algoritmo analisa dados de várias páginas e sugere algumas doenças e condições que parecem estar relacionados ao sintoma buscado. A imagem acima, postada no blog oficial do Google, dá um exemplo: ao fazer uma busca por “dor abdominal no lado direito”, aparece, antes dos resultados convencionais, uma pequena lista de problemas de saúde que têm isso como um de seus sintomas. No caso, são citados apendicite, cisto no ovário e pedra no rim, entre outros. Clicando em cada um, o usuário pode ler mais informações.

Segundo o Inside Search, trata-se de um sistema que pesquisa rapidamente as relações entre sintomas e doenças, utilizando o banco de dados do próprio buscador para localizar todas as informações necessárias. Por enquanto, não é possível utilizar o novo sistema em nenhum idioma, pois estão sendo realizados apenas testes internos.

Apesar de o sistema parecer uma ideia excelente, deve ser utilizada com moderação. Há grandes riscos de os internautas utilizarem o Google para tentar descobrir o que têm e acabarem se automedicando de maneira equivocada. Lembre-se sempre de consultar um médico antes de tomar qualquer tipo de medicamento.

Mas o Google alerta: o diagnóstico é montado apenas com base no que outros sites já escreveram sobre os sintomas e não substitui em hipótese alguma a consulta ao médico.

Por enquanto, o serviço não está disponível na página brasileira do buscador.

Fonte: Uol

 

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required