Uma senhora chinesa de 73 anos escalou o topo do Monte Everest, neste sábado (19), e quebrou o título que pertencia a ela mesma, como a mulher mais velha a subir a montanha mais alta do mundo, de acordo com o portal Terra.
Tamae Watanabe seguiu a trilha do lado norte da montanha e atingiu a marca de 8.859 metros de altitude na manhã do sábado, com uma equipe de quatro pessoas, conforme relatou Ang Tshering da Associação Chinesa de Alpinismo do Tibet, no Nepal.
Esta foi a segunda vez que ela subiu o Everest, sendo que a primeira foi em 2002, com 63 anos. Uma década depois ela conseguiu uma extensão da manutenção de seu recorde. Tshering afirmou que Watanabe e o restante do grupo estão em boas condições e já retornam para a base da montanha.
A equipe deixou o último posto de acampamento na sexta-feira (18), em uma altura de 8.300 metros. Em seguida, passou a noite inteira a caminho do cume. As boas condições de temperatura facilitaram o acesso.
As condições meteorológicas têm sido um desafio durante este ano. Inclusive, diversas expedições tiveram que cancelar seus planos de chegar ao cume.
O mês de maio é visto como o melhor mês para subir o Everest, quando os jornalistas aguardam dois intervalos de tempo bom para escalá-lo durante a primavera.
Fonte: The Christian Post