A cidade de Marabá, localizada entre dois rios, Itacaiúnas e Tocantins, no sudeste do Pará, comemora nesta sexta-feira (5), 100 anos de emancipação política e administrativa. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) promove programação na cidade até o dia 21 de abril, com atividades artísticas e culturais, que inclui shows de artistas da terra, oficinas, exposições de artesanato e mostra cultural indígena.

Nesta quarta-feira (3) haverá o show gospel com André Valadão e Mila Carvalho, na orla do Rio Tocantins, próximo à Colônia de Pescadores Z-30, a partir das 21h. No dia 4 será a vez do cantor Djavan, também na orla do Rio Tocantins, a partir das 21h. Em seguida, exatamente à meia-noite, Marabá vai presenciar um show pirotécnico.

No dia 5 de abril, a programação terá show de cantores locais com interpretações musicais de compositores da cidade. Em seguida, haverá a apresentação de César Menotti e Fabiano, na orla do Tocantins, próximo à Colônia Z-30, a partir das 21h. No dia 6, entra em cena o cantor Zeca Pagodinho, a partir das 21h e para fechar a programação de grandes espetáculos, no dia 7 de abril, se apresenta a paraense Liah Soares, na Praça São Félix de Valois, também a partir das 21h.

centenário

História

Fundada em 1913, Marabá está distante a 485 km do Pará e é considerada a cidade mais populosa do sudeste paraense, com 243.747 habitantes. Possui 200 industrias e um dos mais expressivos rebanhos bovinos do Estado, além da produção de manganês e agroindústria.

O município de Marabá está entre os cinco segmentos turísticos principais do Pará: natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios. A cultura e a natureza são prioritários, por serem os principais elementos que diferenciam o Pará dos outros destinos turísticos.

Maraba-LuizPantoja

Em 2010, durante evento empresarial na cidade, o jornalista da TV Globo Caco Barcellos, que atuou como mestre de cerimônia no evento confessou que nunca havia visitado a cidade e se espantou com tamanha grandiosidade. “Encontrei nesta região muitas maravilhas e das paisagens que encontrei mais beleza foi quando vi o encontro dos rios Itacaiúnas e Tocantins. Gosto de entrar em contato com novas culturas, pois isso me enriquece mentalmente. Sabe o engraçado? É que em cada lugar que eu vou parece que não sei de nada”, disse o jornalista.

maraba

Marabá tem como principais pontos turísticos a Praia do Tucunaré, localizada frente à orla da cidade, um dos locais mais visitados da cidade e que proporciona aos veranistas esportes náuticos e de areia, camping e pesca esportiva. A Praia do Geladinho, no bairro São Félix, que surge no verão com a queda do nível das águas do rio Tocantins, na qual se localiza a ponte rodoferroviária, um dos cartões-postais de Marabá. A Igreja de São Félix de Valois, primeiro patrimônio histórico do município, tombado a 5 de abril de 1993 e o Palacete Augusto Dias, sede do Poder Legislativo, que foi construída em 1930 para servir à Prefeitura, à Câmara Municipal e ao Fórum.

Fonte: Portal da Amazônia

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required