Os comandantes Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Helbingen Júnior, do 1º Comando Regional de Bombeiro Militar, Múcio Ferreira dos Santos, e do 3º Comando Regional do Bombeiro Militar, tenente-coronel Elias Rodrigues Ramos, estiveram ontem na cidade de Goiás. Os militares sobrevoaram as nascentes do Rio Vermelho com o objetivo de averiguar a real situação de depredação do meio ambiente.

No percurso foram catalogados os pontos críticos, como áreas de pastagem que avançam sobre a mata ciliar. Esse tipo de ação contribui para a redução da infiltração da água no solo aumentando a formação enxurradas e potencializando o poder de destruição da enchente. Desde o início do ano, a cidade, patrimônio histórico e cultural da humanidade, sofre com as chuvas.

O fato das nascentes do Rio Vermelho estarem a 950 metros de altura a cerca de 17 km de Goiás contribui para o risco de desastres naturais. Ao chegar à cidade, o rio está a 450 metros de altitude. Isso significa que em um trecho curto o rio desce por grandes declividades, aumentando a velocidade e a violência das águas.

O 3º Comando Regional de Bombeiros, por meio do 3º Batalhão do Bombeiro Militar, de Anápolis e 8ª Companhia Independente do Bombeiro Militar, da cidade de Goiás, e o Comando de Operações de Defesa Civil mantêm serviço preventivo no município onde foi montado uma estrutura do Sistema de Comando de Incidente para facilitar o controle de todo aparato operacional envolvido no evento adverso.

fonte: Goiás Agora

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required