Estão abertas as inscrições para a segunda fase do Bolsa Futuro, programa de qualificação profissional do Governo de Goiás coordenado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec). São 15 mil vagas (30% do total de 50 mil) para dez cursos gratuitos, com incentivo financeiro mensal de R$ 75. O prazo iniciado nesta segunda-feira (6) vai até 30 de março.
Cerca de 35 mil goianos já se inscreveram durante a primeira fase de inscrições do programa e corresponde a 70% das 50 mil vagas reservadas para os goianos de baixa renda. A primeira fase de inscrições do Bolsa Futuro, realizada de 16 de dezembro a 16 de fevereiro, foi destinada exclusivamente aos goianos integrantes das famílias beneficiárias dos programas Renda Cidadã e Bolsa Família.
As inscrições continuam abertas para esses cidadãos nesta segunda fase, mas a prioridade atual é para os goianos com renda de até meio salário mínimo. Nas duas fases, a matrícula garante o curso gratuito e incentivo financeiro de R$ 75 por mês durante o curso.
As aulas via internet serão oferecidas por meio do site do programa. As 4 horas-aulas presenciais serão feitas em um dos polos do Bolsa Futuro. Os alunos com nota final média acima de 8 pontos (numa escala de 0 a 10) receberão mais um mês de incentivo financeiro extra. Ao final do curso, a Sectec vai inserir a relação de alunos e sua classificação num cadastro de trabalhadores qualificados, que será levado ao conhecimento das empresas de todo o Estado.
Inscrições
Para se inscrever, os cidadãos interessados devem ter a partir de 16 anos de idade e o 5º ano do ensino fundamental completo. Para efetuar a inscrição, o candidato deve apresentar documento com dados sobre seus rendimentos (contracheque, por exemplo) e identificação dos integrantes da família.
Os locais de inscrição continuam os mesmos da primeira fase:
– Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)
– Unidades do Renda Cidadã ou do Bolsa Família
– Subsecretarias de Educação e Centros de Educação Profissional (CEPs).
Os cursos Bolsa Futuro são:
– técnico de vendas
– secretariado e rotinas administrativas
– recepção de hotel e atendente de bar
– reprodução animal e produtividade do gado bovino leiteiro
– técnicas agrícolas
– destilador de álcool
– cuidador de idosos e crianças
– porteiro e zelador
– básico em eletricista e encanador
– caldeireiro.
A carga horária semanal do curso será de 12 horas-aula semanais, 8 a distância (modelo Ensino a Distância), via internet, e 4 presenciais.
Fonte: M _ Equipe