O Comitê Estadual contra a Dengue se reúne nesta quarta-feira (23/11) para debater ações para evitar uma nova epidemia no período chuvoso, dessa vez causada pela entrada do vírus da dengue tipo 4. Ontem, foi confirmada mais uma morte decorrente da Dengue, segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. Uma moradora de Luziânia morreu com dengue hemorrágica. A cidade registrou duas mortes por complicação da doença e duas por febre hemorrágica da dengue.
De janeiro até o dia 12 de novembro, foram registradas 24 mortes ligadas a casos de dengue, uma a mais do que os dados divulgados até 5 de novembro. Apesar do aumento do número de óbitos, as estatísticas ainda são menores do que o mesmo período de 2010, quando foram registradas 93 mortes por dengue. Do total de casos confirmados, 39250, Goiânia segue com a cidade com maior incidência (14321), seguida por Aparecida de Goiânia (5581) e Luziânia (3389). A redução no número total de casos é de 63,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, 84 municípios têm alto risco de epidemia por dengue, de acordo com o boletim divulgado pela SES
Prevenção
Até o fim dessa semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deve vistoriar cerca de 3,3 mil imóveis da região Leste de Goiânia, nos setores Jardim Bela Vista, Parque Santa Cruz, Parque Ateneu e Parque Flamboyant. Os agentes de endemias fiscalizam, principalmente, caixas d’agua, calhas e locais em que há possibilidade de acúmulo de água.
fonte: a redação