O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira o edital de licitação das faixas de frequência destinadas à Internet móvel de quarta geração (4G).

Segundo o presidente da Anatel, João Rezende, o leilão deve acontecer até 10 de junho. As faixas de 4G operarão na frequência de 2,5 gigahertz (GHz).

Além disso, a agência licitará também faixas em 450 MHz para ampliação da cobertura móvel rural.

O relator do edital na Anatel, conselheiro Marcelo Bechara, ressaltou que a tecnologia 4G deverá estar disponível nas cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Segundo ele, os vencedores das faixas deverão atender a todas as cidades que receberão jogos da Copa das Confederações até abril do ano que vem e “todas as sedes e subsedes da Copa do Mundo até dezembro do ano que vem”, disse.

“Estamos oferecendo três faixas nacionais, podendo chegar a quatro. Queremos fomentar o modelo competitivo”, disse Bechara durante a leitura de seu relatório.

A definição final dos preços mínimos das outorgas do leilão de 4G ainda depende de avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). Nessa disputa, vencerá quem oferecer a maior outorga ao governo.

No caso do leilão de 450 MHz para área rural, o critério será o do menor preço para o usuário.

O edital estabeleceu ainda cotas mínimas de conteúdo nacional nos investimentos em aquisição de bens e produtos pelos operadores.

As cotas aumentarão gradativamente, passando de 60 por cento de 2012 a 2014 para 70 por cento de 2017 a 2022.

o que é a tecnologia 4G?

Quando se fala em 4G a pergunta vem à nossa mente é: o que é a tecnologia 4G? Bem, 4G é basicamente a extensão da tecnologia 3G, porém com maior largura de banda. Mas até o momento ninguém sabe exatamente a definição real de 4G. Algumas pessoas dizem que a tecnologia 4G é uma tecnologia do futuro que está começando a surgir. A expectativa para a tecnologia 4G é basicamente a alta qualidade na transmissão de áudio/vídeo em tempo real utilizando um IP (Internet Protocol). Se esse objetivo for realmente alcançado será uma grande evolução. O WiMAXou projeto estrutural móvel será cada vez mais transparente e, portanto, a aceitação de várias arquiteturas para um operador de rede particular serão cada vez mais comuns.

Muitas tecnologias aparecem em diversos “sabores” e possuem muitas marcas diversas que lhes acompanham, mas infelizmente não indicam que elas estão trabalhando separadamente. As tecnologias que se enquadram nas categorias 4G são UMTS, OFDM, SDR, TD-SCDMA, a tecnologia MIMO e WiMAX, dentre outras.

A tecnologia 4G oferece alta taxa de dados, que possibilitará novas tendências e perspectivas para o mercado, bem como para as empresas de telecomunicações. As redes 4G, quando conectadas com smartphones de alta resolução e câmeras digitais com capacidades de alta definição, fará muito comum os chamados Videologs.

Após a implementação bem-sucedida, a tecnologia 4G permitirá uma computação ampla, que conecta simultaneamente a inúmeras redes de alta velocidade, oferecendo transferências de dados imprescindíveis em todas as regiões geográficas. Muitos administradores de rede poderão utilizar a tecnologia, por exemplo, em redes sem fio e de rede de rádio para garantir conexão segura e competente, atribuindo igualmente o tráfego de rede e banda larga.

Algumas das empresas que experimentaram comunicações móveis 4G obtiveram um resultado de 100Mbps para usuários móveis e até 1Gbps em estações fixas. Elas planejam lançar sua rede sem fio até 2011. Porem, outras empresas concorrentes de comunicação móvel trabalham em cima da tecnologia 4G para lançá-la o quanto antes. A Nextel planeja lançar a WiMAX 4G em Portugal. Alguns dos outros países desenvolvidos como o Reino Unido declarou um plano para a venda através de leilão de freqüências móveis 4G há alguns anos atrás. A palavra “mágica” também se refere a tecnologia 4G que serve para multimídia móvel, em qualquer lugar, soluções de mobilidade global, serviços wireless integrados e personalizados.

Fonte: Reuters

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required