A presidente Dilma Rousseff se reuniu com o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP) e acertou a nomeação do deputado Antônio Andrade (PMDB-MG) para o Ministério da Agricultura e de Moreira Franco para a Secretaria de Aviação Civil.
A expectativa dos peemedebistas é que a presidente anuncie ainda hoje à tarde as mudanças. Antônio Andrade vai substituir o também peemedebista Mendes Ribeiro (RS), que aceitou ser transferido para a Secretaria de Assuntos Estratégicos, que ficará vaga com a ida do ministro Moreira Franco para a Aviação Civil, da qual sairá o ministro Wagner Bittencourt.
A presidente deve chamar também para uma conversa ainda hoje o ministro Brizola Neto(Trabalho) a fim de comunicá-lo de sua decisão de nomear para sua pasta um outro pedetista. Dilma vai nomear um ministro ligado ao presidente do PDT, Carlos Lupi. O mais cotado é o secretário-geral do partido, Manoel Dias.
Ameaçado de perder o cargo, Brizola Neto escancarou, em entrevista à Folha, a guerra contra desafetos políticos, principalmente contra Lupi.
PSD
Após meses negociando a entrada do PSD no governo, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab disse ontem que o partido não deve assumir um ministério neste momento. Em jantar com a presidente, ele que ainda é cedo para se comprometer com o apoio ao governo e à reeleição de Dilma em 2014.
Kassab disse à presidente que continua disposto a apoiá-la, mas decidiu que não fará nenhuma indicação por enquanto. “Não teria sentido integrar o governo agora. Vamos manter nossa independência, mas apoiando o governo em tudo que for bom para o país”, afirmou.
Ao recusar-se a indicar nomes do PSD para um ministério, o ex-prefeito deixou uma porta aberta ao dizer a Dilma que o partido não vai se opor se ela quiser nomear alguém filiado à sigla para algum cargo em “caráter pessoal”.
A ressalva permite que a presidente mantenha em seus planos o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, que é do PSD e está cotado para assumir o recém-criado Ministério da Micro e Pequena Empresa.
ANTÔNIO ANDRADE
Presidente estadual do PMDB em Minas, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, 60, está em seu segundo mandato como deputado federal. Ele vai assumir o Ministério da Agricultura para contemplar a pressão por representantes mineiros na Esplanada.
Andrade é natural de Patos de Minas (MG). Formado em engenharia civil pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), é produtor rural.
Em 2009, foi eleito presidente da Executiva Estadual do PMDB de Minas Geraise e, em 2012, foi eleito presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, cargos que ainda ocupa.
Fonte: Folha