A presidente Dilma Rousseff decidiu substituir o líder do governo no Senado, Romero Jucá, do PMDB de Roraima. O senador Eduardo Braga, peemedebista do Amazonas, deve ser confirmado como novo líder.
Em conversa com o senador Renan Calheiros, líder do PMDB na Casa, a presidente disse que seu objetivo com a substituição é fazer um “rodízio” na liderança do governo. Isso deve atingir também o líder do governo na Câmara, Candido Vacarezza, do PT de São Paulo.Na prática, a troca atende ao chamado grupo “dissidente” do PMDB, que reclamava da pouca articulação com o governo.
Eduardo Braga tem trânsito com o Palácio do Planalto e também com a bancada do PMDB no Senado, que reclamava do excesso de concentração de poder nas mãos de Jucá, Renan e do presidente do Senado, José Sarney. A decisão ocorre menos de uma semana depois de uma rebelião da base na Casa, que resultou na rejeição da recondução do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo. Romero Jucá não só participou da trama que levou à derrota no governo como também ajudou a montá-la.
fonte: agência brasil