O diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), o general David Petraeus, renunciou ao cargo nesta sexta-feira. A informação foi comunicada oficialmente pelo diretor do Departamento de Inteligência Nacional dos Estados Unidos (DNI, na sigla em inglês), James Clapper.
“A decisão de Dave significa a perda de um dos mais respeitados servidores públicos de nosso país”, disse Clapper, em um comunicado oficial, sem maiores detalhes dos motivos da renúncia.
Em sua carta de renúncia ao cargo, divulgada pelo site da agência americana de inteligência, Petraeus confirma que um caso extraconjugal levou à sua renúncia. Pouco antes, a rede americana CNN já havia vazado que “razões pessoais” motivaram a iniciativa.
“Tal comportamento é inaceitável, tanto como marido quanto como líder de uma organização como a nossa. Nesta tarde, o presidente aceitou cordialmente minha renúncia”, diz o general, lembrando os seus 37 anos de casamento.
O general reformado David Petraeus assumiu a chefia da CIA em setembro de 2011. Ele ganhou reconhecimento como comandante de guerra após o atentado de 11 de Setembro e deixou o Exército em agosto do ano passado com um legado incerto no Afeganistão, onde liderou 140 mil soldados da força internacional que atuava neste país.
Petraeus, muito respeitado em Washington, teve o apoio unânime do Senado em sua nomeação em junho daquele ano, após a indicação pelo presidente Barack Obama, no final de abril.
Fonte: Folha