Milhares de sementes de espécies nativas do Cerrado serão plantadas na próxima sexta-feira, dia 19, na Escolinha da Saneago, na área da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Hélio Seixo de Brito, no Setor Goiânia 2, na capital. O plantio será em dois turnos, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. As sementes foram coletadas no bosque da área.
São cerca de 120 mil árvores de espécies nativas do Cerrado, plantadas pelos alunos que têm visitado a Escolinha em seus dez anos de atividades. São estas árvores que forneceram as sementes das várias espécies de Ipê (rosa, amarelo, branco e do cerrado), Carobá (popularmente também chamado de Ipê roxo), xixá, moringa, angico e outras. O viveiro, que produz as sementes que alimentam a produção de mudas, foi criado em 2007.
A coleta e plantio das sementes foram instituídas pela coordenadora da Escolinha da Saneago, Aparecida Domingues, desde as primeiras visitas de estudantes, há cerca de dez anos. São mais de 270 mil jovens visitantes no período e o que se vê hoje na área da ETE é um bosque com árvores de todas as dimensões.
A Escolinha recebe estudantes de todas as idades dos ensinos fundamental, médio e superior; de escolas públicas municipais, estaduais e federais, além de alunos das escolas particulares de todos os níveis. Os interessados devem confirmar presença até amanhã de manhã pelo telefone (62) 3522-2722 com as coordenadoras Aparecida ou Shirley, também responsável pela iniciativa.
Fonte: M e Equipe