Sondagem sobre intenção de voto para Prefeito de Goiânia realizada pelo GOYAZ junto a internautas e população, entre 15 e 26 de Outubro, teve objetivo apurar as intenções de votos diretos da população e medir a força da militância na Internet e rede social do Facebook. Os nomes dos pré-candidatos escolhidos foram divulgados no portal Goyaz na Internet, via Twitter e Facebook.

FASE 1

Dados apontam que o tucano Fábio Sousa possui a preferência dos 852 votos computados dos internautas, com298 votos (35%), seguindo por Túlio Isac com 221 votos (26%), Paulo Garcia 102 (12%), Francisco Jr. 68 votos (8%), Demóstenes 51 votos (6%), Leonardo Vilela 43 votos (5%), Bruno Peixoto 26 votos (3%), Agenor Mariano 17 votos (2%), Armando Vergílio 17 votos (2%), e Ênio Tático 9 votos (1%).

FASE 2

– Ainda no campo da Internet foram computados votos de 80 usuários do Facebook que se cadastram para participar da enquete. Os números apontaram o Deputado Fábio Sousa com maior e mais organizada militância nas redes sociais, obtendo a liderança da preferência com 26 votos (32,5%), seguido por Tulio Isac com 15 votos (18,8%) Paulo Garcia 12 votos (15%), Leonardo Vilela 11 votos (13,8%) Francisco Jr. 5 votos (6,3%), Agenor Mariano 3 votos (3,8%), Bruno Peixoto 3 votos (3,8%), Demóstenes 3 votos (3,8%),, Armando do Vergílio 2 votos (2,5%), Ênio Tático com 0 votos (0%).

FASE 3

Na última fase apuração realizada no centro da capital, Avenida Goiás com Anhanguera, 100 moradores de Goiânia foram consultados e o atual prefeito Garcia (PT) despontou na liderança da preferência dos votos diretos (37%), seguido de Fábio Sousa (PSDB) com 21%, Demóstenes (DEM) 14%, Túlio Isac (PSDB) 11%, Bruno Peixoto (PMDB) 6%, Leonardo Vilela (PSDB) 5%, Agenor Mariano (PMDB) 3%, Francisco JR. (PSDB) 2%, Armando Vergílio (PSD) 1% e Ênio Tático (PRP) 0%.

ANÁLISE

O Deputado Fábio Sousa demonstrou força considerável nas três frentes de apuração, liderando as duas fases relacionadas às votos dos internautas, e ficando em segundo lugar na preferência dos votos diretos (26%), o que confere ao tucano um peso singular na disputa ao Paço em 2012.

Paulo Garcia comprovou sua força política e obteve a maioria dos votos obtidos diretamente com a população nas ruas (42%), o que sugere um bom índice de aprovação de seu governo. NO que se confere à participação dos internautas, Garcia não demonstrou possuir militância organizada. Somando os votos diretos dos dois peemedebistas selecionadas na apuração, Bruno Peixoto (6%) e Agenor Mariano (3%), o resultado final mostra que aliança PT-PMDB é essencial para uma possível vitória nas urnas em 2012.

Túlio Isac evidenciou uma militância fiel dos internautas, e a preferência de 7% direta dos votos pesquisados nas ruas.

Mesmo fora da disputada, Demóstenes possui reconhecimento dos Goianienses do seu trabalho no Senado, ficando em terceiro lugar com 14% dos votos diretos.

O sinal de alarme tocou para deputado federal licenciado, atual secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás, tucano Leonardo Vilela. Embora a da para eleição esteja distante, dados finais revelam que Vilela ainda não formou um público eleitor na Internet e militância nas redes sociais. Vilela ainda aparece distante da escolha de seu nome para Prefeito de Goiânia com apenas 5% da intenção dos votos diretos, o que sugere a necessidade de uma ação estratégica rápida e maior na exposição de sua imagem, nome e currículo perante a população da capital do estado.

ALIANÇAS

A eleição no ano que vem para Prefeito de Goiânia já sinaliza que será um das mais quentes e disputadas da história. Isto porque a força do PT e PMDB na capital é fator preponderante para possível vitória nas ruas. O segundo turno é certo. Por outro lado, a junção de tucanos com outros partidos, como PSD e DEM, torna de um candidato PSDB, poderá promover uma somatória de votos de equilibrar a eleição para Prefeito em Goiânia. Mais uma vez, forças antagônicas com ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) do lado do palanque, e o Governador Marconi Perillo (PSDB) do outro, garantirá uma acirrada disputa municipal, que poderá ser decidida no voto a voto, com vitória para aquele candidato que conseguir reunir em torno de si o maior número de apoio diversas frente à sociedade, e apresentar os melhores e mais confiáveis projetos para a cidade de Goiânia.

fonte: jornal goyaz

 

Clique aqui para Ampliar

 

 

 

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required