No último domingo (27/5), a guerrilha colombiana Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) afirmou que libertará o jornalista francês Roméu Langlois, em seu poder desde o dia 28 de abril, informou o portal da Folha de S.Paulo. “A libertação do jornalista francês Roméo Langlois irá ocorrer na próxima quarta-feira, 30 de maio”, de acordo com o comunicado da Frente 15 das Farc, no site resistencia-colombia.org.
As coordenadas do local onde Langlois será libertado serão divulgadas à comissão humanitária integrada por representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), por um delegado do presidente francês François Hollande e pela ex-senadora Piedad Córdoba, somente no momento “oportuno”, de acordo com o portal.
No comunicado, a guerrilha afirma estar “na expectativa em torno da divulgação dos protocolos de segurança indispensáveis para o sucesso da operação”. E acrescenta que “todos os protagonistas desta libertação devem ser rodeados de certas garantias para sua integridade física”.
A porta-voz da Cruz Vermelha, María Cristina Rivera disse à Agência Efe que a operação logística começou no mesmo dia do anúncio, e que está prevista a apresentação de uma minuta do protocolo de segurança a representantes do Ministério da Defesa colombiano para depois deixá-lo de acordo “com as outras partes”, ainda segundo o portal.
Fonte: Portal Imprensa