Facilitar o transporte de mercadorias e aumentar a quantidade de produtos levados para exposição. Esses são argumentos afirmados pelos feirantes sobre as consequências positivas da isenção de ICMS para compra de veículo utilitário, oferecida pelo Governo, que entrou em vigor no dia 1º deste mês.

A Sefaz estima que a isenção seja concedida a cinco mil feirantes. Para o presidente do comitê gestor da Feira do Cerrado, Mário Kichese Neto, a medida foi recebida com entusiasmo pelos expositores. “Acredito que entre 70% e 80% dos feirantes devem aproveitar a isenção para, finalmente, adquirir um veículo adequado ao negócio”, afirmou. Segundo Kichese, a medida também vai colaborar para que comerciantes informais formalizem seu negócio, e assim possam aderir ao benefício.

A maioria dos comerciantes utiliza carros de passeio e carretas acopladas, o que dificulta o transporte principalmente daqueles que percorrem grandes distâncias. É o caso do vendedor André Luiz, morador de Hidrolândia, que se desloca todos os domingos com o aparato para produção de biscoito frito de polvilho na Feira do Cerrado.  “A locomoção com carreta na BR não é segura. Além disso, posso estudar ampliar meu negócio e analisar outros novos lugares para comercializar o produto. A medida vai abrir horizontes”, explica.

Investir no próprio negócio e diminuir as despesas estão no planejamento do artesão Reinaldo Pereira. Para o feirante, cortar os gastos com frete terceirizado e a possibilidade de expor em outras cidades são algumas das vantagens. “Sem esse auxílio do Governo, acredito que seria muito difícil ter condições de investir na forma transporte”. 

Especificações
Para receber a isenção, o feirante deve atender alguns pré-requisitos, como estar há pelo menos cinco anos na atividade de feirante e ter inscrição no Cadastro de Contribuinte. Cada feirante só pode adquirir um veículo utilitário novo no valor de até R$ 60 mil. O requerimento está publicado no site da Secretaria da Fazenda.

Fonte: Goiás Agora

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required