A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás já pode importar equipamentos, matérias-primas e produtos intermediários destinados à execução de pesquisa científica ou tecnológica no Estado de Goiás. O credenciamento foi liberado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq. Com isso, a Fundação passa a atender às demandas dos pesquisadores com mais eficácia, possibilitando a maior abrangência de suas propostas de pesquisas científicas com a inclusão de insumos não disponíveis no mercado interno brasileiro.

Segundo a presidente da Fapeg, Maria Zaíra Turchi, essa foi mais uma importante conquista do Governo de Goiás para fortalecer a pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Estado. “Estávamos esperando a certificação do CNPq para criarmos na FAPEG a estrutura e as condições necessárias aos processos de importação de equipamentos, instrumentos, acessórios e matéria-prima para a execução das pesquisas em Goiás”, ressalta a presidente. Segundo ela, a certificação abre caminho para grandes avanços, e a expectativa do Governo é que as primeiras importações sejam feitas ainda este ano.

Esta é a primeira vez que a Fapeg atuará em importações. Embora tenha sido credenciada uma vez, em 2006, a Fundação não chegou a se estruturar para viabilizar compras de equipamentos e outros insumos no exterior. Com essa possibilidade, a Fundação passa a participar das cotas destinadas pela Receita Federal ao CNPq e consegue, assim, atuar no fomento à pesquisa em Goiás em igualdade de condições com outros importantes centros de pesquisa do País. O certificado de credenciamento permite que a Fapeg compre equipamentos fora do Brasil com isenções, entre outros benefícios e gozando de condições estabelecidas especificamente para o setor.

Fonte: Notícias de Goiás

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required