Sai nesta quarta-feira (29) de Rio Verde, Região Sudoeste de Goiás, o primeiro carregamento de carne suína do Brasil para exportação para a China. São quase 160 mil toneladas de produtos vendidos pelo grupo BR Foods para o país asiático com a devida certificação sanitária. Foram inspecionadas pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária 158 granjas, certificadas como aptas para exportação.
Para o presidente da Agrodefesa, Antenor Nogueira, essa primeira exportação significa uma vitória econômica para o Brasil e, principalmente, para Goiás. Para ele é uma resposta do mercado internacional ao bom trabalho de melhoria sanitária desenvolvido pelo Governo goiano. Antenor acredita que a venda de carne suina para a China deverá abrir as portas do mercado asiático para a carne brasileira.
Segundo dados do Ministério da Agricultura, a China tem um consumo de 132 quilos de proteína animal per capita ao ano e desse total 94 quilos são de carne suína. Esse comércio internacional, segundo Antenor, deve permitir uma melhora no desenvolvimento econômico do Estado com um aumento na produção e agregando mais valor ao produto goiano. “Toda a cadeia produtiva deve ser beneficiada, do produtor à industria”, concluiu.
Fonte: Agora Goiás