A Google está dando aos desenvolvedores Android muito mais espaço para trabalhar ao expandir o tamanho máximo de apps de 50MB para 4GB.

Apesar de anteriormente os apps Android serem livres para exceder o limite de tamanho, os desenvolvedores tinham de armazenar os dados por conta própria. Para os usuários, isso significava baixar arquivos a partir do aplicativo após instalar o app principal pelo Android Market (ou Google Play agora). Os downloads extras eram uma chatice e “comiam” o tempo da janela de 15 minutos para reembolso dos apps Android.

Sob o novo sistema, os arquivos Android .APK ainda ficarão limitados a 50MB, mas a Google vai hospedar até dois arquivos de expansão, cada um com 2GB. A maioria dos aparelhos mais novos irá fazer download dessas expansões automaticamente, e a janela de reembolso não começará a contar até que todos os arquivos estejam no lugar.

Alguns aparelhos mais antigos terão de usar um “baixador” (downloader) separado, mas a Google agora oferece sua própria ferramenta de desenvolvedor para esse propósito. Esse recurso pode baixar arquivos em segundo plano, resumir arquivos grandes de modo seguro, pausar e resumir com base na disponibilidade de Wi-Fi e notificar usuários sobre o tempo estimado para terminar o processo.

Em ambos os casos, os usuários poderão visualizar o tamanho completo do app no Android Market, resolvendo outro problema com as próprias ferramentas de download dos desenvolvedores.

Apesar de a maioria dos apps não ter problemas para chegar abaixo dos 50MB, os limites de tamanho são uma grande preocupação para desenvolvedores de games, que precisam empacotar seus apps com recursos de video e imagem. À medida que os smartphones e tablets avançam em direção a telas de maior resolução, a necessidade para apps maiores só irá aumentar.

Fonte: idgnow.uol

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required