O governador Marconi Perillo abriu oficialmente a 15ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás (Fica) na noite desta terça-feira, dia 2, ao lado da prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos, durante solenidade no Palácio Conde dos Arcos, antiga sede do Governo, na cidade de Goiás. O Fica 2013 recebeu a inscrição de 488 filmes, sendo 250 estrangeiros, oriundos de 13 países. O festival segue até domingo, dia 7, com uma vasta programação cultural, destacando a apresentação dos filmes selecionados, debates, oficinas e palestras sobre cinema e preservação do meio ambiente.

Em discurso, Marconi afirmou que desde o início se preocupou com a consolidação e com a melhoria do Fica, observando que o evento nos remete à criatividade, produzindo conhecimento e troca de experiência. “É motivo de orgulho, pelo que ele proporciona de vazão à criação, às novas tecnologias e à ciência, trazendo para a discussão o atualíssimo e oportuno tema da preservação do meio ambiente, o cinema e suas nuances, assim como as artes e a rica cultura que carregamos, reaprendemos e projetamos”, observou.

O governador destacou também que o festival é a oportunidade de levar ao público momentos de reflexão, de reafirmação de posições diante das mudanças do mundo, garantindo instrumentos que nos conduzam à conscientização da necessidade de fazermos bem a nossa parte para que seja cada vez melhor a vida em comunidade. “Edificante também é sua dinâmica de reunir as artes num festival de cinema e vídeo. Melhor ainda saber que a cidade de Goiás ganha com isso, integrando segmentos, recebendo cada vez melhor o turista, com mais e melhores acomodações e resguardando nosso patrimônio artístico e histórico. Queremos um Fica sempre melhor, voltado às causas do cinema e da preservação ambiental. Vocês são os agentes ideais para implementar esse debate, para que o festival fique cada vez mais forte, ano após ano.”

Este ano, o Fica homenageia a poetisa Cora Coralina, cujo trabalho e vivência se confundem com a cidade de Goiás. A solenidade de abertura contou com a presença da filha de Cora, Vicência Bretas. Além de feira de artesanato, apresentação de filmes, oficinas, palestras, laboratório, fórum e debates sobre cinema e meio ambiente, o festival tem uma programação musical diária, com a apresentação de shows com bandas e músicos goianos e nacionais. O encerramento, no domingo à noite, será com um show de Paulinho da Viola.

Além da Mostra Competitiva, haverá ainda a ABD Cine Goiás, a Mostra Paralela e o Fica Animado. Paralelamente, se desenvolve o Fica na Comunidade e o Fica Limpo, com ações que visam a conscientização dos participantes pela preservação ambiental durante o festival. Para a Mostra Competitiva foram selecionados 25 filmes, sendo: cinco longas metragens; cinco médias; 13 curtas; e duas séries de televisão. O Fica 2013 traz como destaques as participações dos diretores Fernando Meireles (Ensaio sobre a cegueira eCidade de Deus), Kleber Mendonça Filho (O Som ao redor) e Manoel Rangel, presidente da Agência Nacional de Cinema, os jornalistas especializados em meio ambiente Roger Straessle e André Trigueiro e os músicos Sá e Guarabyra.

afoto-5-300x199

Fonte: – See more at: http://www.goiasagora.go.gov.br/governador-abre-o-15o-fica-na-cidade-de-goias/#sthash.GTl7ajxO.dpuf

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required