O governador Marconi Perillo, a senadora Lúcia Vânia e o prefeito de Luziânia, Célio Silveira, inauguraram ontem as novas instalações da igreja de Nossa Senhora do Rosário. Construída em 1762, a igreja é a mais antiga de Luziânia e, há 13 meses, estava sendo restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).

Construída para abrigar escravos católicos, a igreja passou por uma completa reforma, resgatando suas características originais. A um custo de R$ 960 mil, as obras foram financiadas e realizadas pelo Iphan. O foco do trabalho foi a restauração da estrutura arquitetônica e dos elementos artísticos.

A igreja de Nossa Senhora do Rosário ganhou novas telhas coloniais e teve toda sua estrutura de madeira trocada. As paredes ganharam novo reboco. A parte interna e a externa receberam nova iluminação. Do lado do fora, o Iphan instalou um sistema de drenagem para impedir que as águas da chuva possam danificar as paredes de taipa, mesmo material utilizado na construção original.

A restauração da igreja foi possível graças aos recursos conseguidos por intermédio de emenda parlamentar apresentada pela senadora Lúcia Vânia. Para o governador Marconi Perillo, tudo que significa memória, história de Goiás, é muito importante. “O apoio da senadora Lúcia Vânia foi decisivo para a realização desta obra que resgata a história de Luziânia e enriquece a memória de Goiás”, observou. Este foi o primeiro compromisso oficial do governador Marconi Perillo após recente viagem a países asiáticos para prospecção de negócios e novos investimentos para Goiás.

fonte: goiás agora

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required